Um incêndio de grandes proporções atingiu na tarde desta quarta-feira (11) os arredores do Aeroporto Mário Pereira Lopes, em São Carlos, a cerca de 230 km de São Paulo, onde fica o centro da manutenção da Latam.
Em nota, a companhia disse que nenhuma aeronave foi atingida e que não houve impacto na operação da companhia.
A Rede Voa, que administra o aeroporto, entretanto, afirmou que ocorreu o cancelamento de um voo de carga da empresa área, com destino ao aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo –a previsão é que o avião levante voo nesta quinta-feira (12).
A concessionária afirmou que o fogo foi nas proximidades do centro de manutenção da Latam e a cabeceira 20 da pista de pousos e decolagens.
Foram mobilizados bombeiros e um avião agrícola para a contenção do fogo, além do apoio da Defesa Civil local e do helicóptero Águia da Polícia Militar. A brigada de incêndio da Latam também participou da ação.
Em nota, a concessionária afirmou que no início da noite não havia mais queimadas na região do aeroporto.
São Carlos era uma das 14 cidades do estado de São Paulo com focos de incêndio às 18h desta quarta-feira, segundo balanço da Defesa Civil.
Na região metropolitana de São Paulo, incêndios estavam ativos em Mairiporã e entre Barueri e Santana do Parnaíba.
No interior do automóvel foram encontrados substâncias inflamáveis e sacos de estopa.
A Defesa Civil renovou até o próximo sábado (14) o alerta de risco elevado para incêndios para todo o estado.
Em nota, o órgão estadual afirmou que nos próximos dias, o estado de São Paulo será dominado por um clima seco e estável. Sem previsão de chuvas, a atenção se volta para a elevação gradual das temperaturas, que trarão sensação de calor e ambiente abafado em todo o território paulista.
Em Presidente Prudente e Marília, dizem os meteorologistas da Defesa Civil, os termômetros podem registrar temperaturas de 39°C com umidade relativa do ar abaixo dos 25%.
Nesta quarta, a Semil (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística) prorrogou o fechamento de 81 parques estaduais em São Paulo.
A decisão foi tomada após uma reunião do gabinete de crise do governo paulista, devido à continuidade das condições climáticas de risco nos próximos dias.
Os parques estão fechados desde o dia 1º para proteger a população e manter foco total na prevenção a incêndios nessas áreas de preservação.
FÁBIO PESCARINI / Folhapress