RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Fonseca reage, vira sobre belga com direito a ‘pneu’ e enfrentará favorito

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – João Fonseca não se abalou com o golpe sofrido no primeiro set, deslanchou nas parciais seguintes e venceu de virada o belga Zizou Bergs, número 50 do mundo, na estreia em Eastbourne por 2 sets a 1.

O brasileiro de 18 anos ganhou o jogo de abertura na quadra central do torneio por 6(8)/8, 6/0 e 6/3. A partida durou 2h8min, sendo que só o set inicial levou mais da metade do tempo: 1h6min.

João enfrenta na segunda rodada o norte-americano Taylor Fritz, cabeça de chave número 1 e atual campeão do torneio. A partida contra o três vezes vencedor em Eastbourne deve ser disputada na quarta-feira, dia 25, em horário e quadra ainda a serem confirmadas pela organização.

O duelo contou com polêmica do ‘VAR’ no tie-break do 1º set. Quando liderava o desempate por 7 a 6, Bergs mandou uma bola no limite da linha lateral que seria o set point, mas que acabou com reviravoltas. A chamada eletrônica inicial foi fora, só que o replay no telão mostrou que havia sido dentro. Após revisão, a bola foi mantida como fora, injuriando o belga, que pouco depois confirmou a vitória na parcial.

O anual 57º do ranking reagiu com um “pneu” após sair em desvantagem e confirmou sua primeira vitória na temporada da grama. O carioca demorou para se soltar, mas aplicou 6 a 0 na segunda parcial, sem dar chances ao adversário. No set decisivo, conseguiu evitar que Bergs voltasse para o jogo mesmo após quase ter se complicado.

A partida foi disputada em grama de ‘videogame’, com vento forte e torcida tímida. A superfície apresentou perfeitas condições para o primeiro jogo do torneio na Inglaterra, enquanto o vento teve impacto na trocação de bolas. Acostumado a jogar com amplo apoio nas arquibancadas, João viu um apoio mais discreto e ele próprio teve reações contidas durante o confronto.

O ATP 250 de Eastbourne serve como preparação de Fonseca para a sua estreia em Wimbledon, na próxima semana. O brasileiro disputará pela primeira vez na carreira o Grand Slam inglês, entrando direto na chave principal, a partir do dia 30.

1º SET PARELHO E COM TENSÃO DO ‘VAR’

A primeira parcial foi equilibrada do início ao fim, com os dois tenistas confirmando seus serviços enquanto alternavam altos e baixos. Bergs sacou primeiro e logo saiu na frente, distribuindo bolas nas extremidades da quadra. Na sequência, o carioca começou a se soltar, manteve a calma para salvar um break point e fez o 1 a 1.

João teve duas chances de quebras, no terceiro e no sétimo games, mas não aproveitou. Quando esteve nessas situações de vantagem, viu o belga crescer, recuperar o prejuízo e confirmar o serviço. Assim, a trocação seguiu até que Bergs abriu 5 a 4 e pressionou o brasileiro.

Fonseca salvou um break point que seria set point para forçar o 5 a 5 e, logo depois, também levou para o tie-break. O set inicial chegou ao 11º e decisivo game com quase 1h de duração.

O desempate foi tenso, contou com polêmica do ‘VAR’ e teve viradas até terminar com vitória do belga. Fonseca teve o set point primeiro, mas Bergs reagiu e por milímetros não fez o 8 a 6. O brasileiro ficou novamente a um ponto de vencer, só que levou outra virada e saiu derrotado por 10 a 8.

REAÇÃO E PNEU NO 2º SET

Apesar do golpe sofrido no set inicial, Fonseca seguiu focado e emplacou seu ritmo de jogo. O brasileiro passou a se impor na quadra e a dominar o adversário, que não conseguia encontrar soluções.

João emendou quebras, confirmou seus serviços e aplicou um pneu em Bergs —o seu primeiro em jogos de chave principal. O carioca reagiu e venceu

A vitória por 6 a 0 veio coroada com estilo por um recurso após furada. No game decisivo, com Bergs à frente por 40 a 30, Fonseca furou a tentativa de smash, mas conseguiu se salvar mandando um tweener, por entre as pernas, e acabou vencendo o ponto. Na sequência, confirmou a quebra.

DRAMA E FINAL FELIZ NO 3º SET

Fonseca continuou ditando as ações e abriu 3 a 0, vencendo seu nono game seguido. A remontada do carioca seguia fulminante e dava indícios de que a partida se encaminhava para o fim.

No entanto, o brasileiro teve uma oscilação, cedeu sua primeira quebra e viu o adversário voltar ao jogo. Bergs conseguiu vencer dois games consecutivos e voltou ao páreo, reacendendo a atmosfera.

João reagiu de novo, freou o adversário para fazer 4 a 2 e encaminhar a vantagem. Na sequência, confirmou o serviço de zero e, na oportunidade seguinte, sacou para o jogo.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS