RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Fortes chuvas causam morte, deslizamento e alagamentos no Grande Recife

RECIFE, PE (FOLHAPRESS) – Fortes chuvas provocaram alagamentos e deslizamento de barreira na região metropolitana do Recife na manhã desta quarta-feira (5). A capital está em estado de alerta máximo desde as 10h20. Um homem morreu e há suspeita de que tenha sido vítima de choque elétrico.

O estado de alerta máximo foi acionado porque, segundo a prefeitura, “condições meteorológicas extremas representam risco máximo à população e exigem a formação de uma ampla força-tarefa para o restabelecimento da normalidade”. A orientação da gestão municipal é que a população evite deslocamento.

O homem morreu na avenida Agamenon Magalhães, a principal via da cidade. O Samu constatou a morte e há suspeita de que a vítima tenha levado um choque elétrico.

A prefeitura recebeu dez chamados para quedas de galhos ou de árvores. Desses, quatro já foram atendidos, dois estão em andamento e o restante está sendo monitorado, segundo a administração.

Camaragibe, no Grande Recife, foi o local onde mais choveu em 24 horas, até as 5h desta quarta, com 100,4 milímetros, seguida de Abreu e Lima (91,9 milímetros).

A Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima) emitiu, na tarde de terça (4), um alerta de chuvas moderadas para o Grande Recife, o Agreste e a Zona da Mata de Pernambuco. A previsão é válida até esta quarta.

No Recife, a prefeitura diz que as chuvas chegaram a 149 mm em algumas localidades do município. A média de precipitações ficou em 91 mm nas últimas 24 horas.

O canal da avenida Agamenon Magalhães transbordou no bairro das Graças. Outras avenidas e ruas da cidade estão alagadas desde o início da manhã, dificultando a mobilidade. O túnel Josué de Castro, na saída da via Mangue, foi interditado. A BR-101, que corta a região metropolitana, também tem pontos de alagamento.

Em Paulista, no Grande Recife, uma barreira deslizou na rua 25, no bairro de Maranguape I. Não houve feridos.

Em Jaboatão dos Guararapes, o rio Duas Unas atingiu a cota de alerta. Há risco de inundação em áreas próximas, segundo a Apac.

O temporal também impacta o transporte público. A linha centro do metrô está sem funcionar desde as 9h20. Estações foram fechadas. Apenas a linha sul opera normalmente.

A UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) suspendeu as atividades nesta quarta no campus Recife. As redes municipais de educação da capital, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e Abreu e Lima suspenderam as aulas. O Governo de Pernambuco manteve aulas nas escolas estaduais.

JOSÉ MATHEUS SANTOS / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS