BELO HORIZONTE, MG (FOLHAPRESS) – As fortes chuvas que atingem Belo Horizonte na tarde desta quarta-feira (13) provocaram alagamentos e inundaram ruas em regiões da capital mineira.
Na região da Pampulha, a barragem de contenção que fica no parque Lagoa do Nado se rompeu. O volume de água levou ao fechamento por alguns minutos da avenida Pedro 1º, importante via da região, que já foi liberada.
Segundo o Corpo de Bombeiros, no fim da tarde o nível de água havia baixado, e engenheiros da prefeitura estavam no local para avaliação.
As fortes chuvas também fizeram transbordar a bacia de contenção de Vilarinho, na região de Venda Nova, o que causou alagamento nas vias próximas. A estrutura tem a função de reduzir os estragos causados pela chuva na regional, que é historicamente afetada quando há temporais na cidade.
Na tarde desta quarta, a Defesa Civil emitiu alerta de risco geológico nas regionais Leste, Nordeste, Norte, Pampulha e Venda Nova até a próxima segunda (18).
O órgão recomendou atenção no grau de saturação do solo, aos sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.
O Corpo de Bombeiros disse que atendeu ocorrências de pessoas ilhadas dentro de carros em diferentes partes da cidade.
Na cidade de Nova União, na região metropolitana de BH, um motociclista de 45 anos morreu após ser eletrocutado por um raio. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) confirmou o óbito no local.
No início do dia, a Defesa Civil havia emitido um alerta para a possibilidade de pancadas de chuva de 40 a 60 milímetros na cidade, com chances de raios e rajadas de vento em torno de 60 km/h até às 8h de quinta-feira (14).
ARTUR BÚRIGO / Folhapress