RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Frente fria traz chuva, mas calor não vai embora

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A chegada de uma frente fria ao Sudeste e a atuação de um sistema meteorológico causador de chuvas no Norte e Nordeste trarão precipitações frequentes e sensação de abafamento nos próximos dias para as cinco regiões do país.

Semana será marcada por instabilidade, temporais e calor úmido, com risco de alagamentos, ventos fortes e volumes elevados de precipitação. No Sul e Sudeste, uma frente fria está avançando, trazendo pancadas de chuva, rajadas de vento e ligeira queda nas temperaturas. No Norte e Nordeste, a ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) segue provocando acumulados expressivos.

Mesmo com dias chuvosos, a sensação de abafamento persistirá em diversas áreas do país. O grande volume de nuvens impede que as temperaturas caiam significativamente, enquanto a alta umidade do ar cria um ambiente pesado e desconfortável.

A evaporação rápida após as pancadas de chuva também contribui para essa sensação, tornando o clima ainda mais úmido. Esse padrão será sentido especialmente no Sudeste e Centro-Oeste, onde o calor acumulado das últimas semanas mantém as temperaturas elevadas, mesmo sem sol forte.

Frente fria avança sobre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, elevando o risco de chuvas intensas e rajadas de vento, segundo a Climatempo. A Defesa Civil de São Paulo alertou que o fenômeno pode causar ventos de até 80 km/h e queda de raios, além de risco de alagamentos em cidades da Região Metropolitana, Baixada Santista, Campinas e Sorocaba.

A MetSul Meteorologia alerta que a chuva poderá ser forte a intensa, com possibilidade de temporais com granizo e ventos intensos. No Rio Grande do Sul, o avanço da massa de ar frio derrubou as temperaturas, especialmente em cidades do interior.

Enquanto isso, no Norte e Nordeste, o fenômeno da ZCIT segue ativo, trazendo chuvas volumosas. Segundo a Climatempo, trata-se de uma faixa de instabilidade atmosférica que se forma pelo encontro dos ventos alísios dos hemisférios Norte e Sul sobre o oceano, carregados de umidade. Quando essa faixa avança em direção ao continente, ela provoca chuvas intensas, especialmente no litoral norte do Nordeste e na região Norte do Brasil.

Atualmente, a ZCIT intensifica as precipitações no Amazonas, Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. Com acumulados superiores a 200 mm em cidades como Parnaíba (PI) e Chapadinha (MA).

COMO FICAM AS TEMPERATURAS

No Sul e Sudeste, a frente fria mantém o tempo instável, com pancadas de chuva diárias e temperaturas ligeiramente mais amenas. Há alerta para temporais e ventos fortes em São Paulo e Rio de Janeiro:

São Paulo: após registrar máximas de 34,8°C na última semana, a chegada da frente fria fará os termômetros caírem para 27°C a 30°C nos próximos dias, com chuvas diárias até o fim da semana.

Rio de Janeiro: pancadas de chuva frequentes, especialmente à tarde e à noite. Temperaturas entre 22°C e 35°C.

Belo Horizonte: chuvas isoladas e temperaturas variando entre 19°C e 32°C.

Porto Alegre: massa de ar frio já provocou queda brusca nas temperaturas, e a previsão é de chuva quase todos os dias da semana, com mínima de 18°C e máxima de 27°C.

Florianópolis: tempo nublado e temperaturas entre 18°C e 29°C, sem grandes acumulados.

No Norte e Nordeste, a ZCIT mantém a previsão de chuvas intensas, com volumes que podem superar 100 mm em várias áreas:

Manaus: pancadas fortes, com mínimas de 24°C e máximas de 32°C.

Fortaleza: céu nublado e possibilidade de chuva a qualquer momento, com mínima de 25°C e máxima de 31°C.

Parnaíba (PI) e Chapadinha (MA): Acumulados já ultrapassam 200 mm, e novas precipitações são esperadas.

No Centro-Oeste a chuva será irregular e concentrada em temporais isolados, especialmente no Mato Grosso e Goiás. Em Cuiabá o clima permanecerá abafado, com mínimas de 26°C e máximas de 36°C, intercalando períodos de sol e pancadas de chuva.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS