RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Furto de cabos caem, mas ainda deixam quase 10 mil imóveis sem luz na Grande SP

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Furtos de cabos de energia deixaram quase 10 mil imóveis sem luz na região metropolitana de São Paulo nos cinco primeiros meses deste ano. A boa notícia é que o número de ocorrências caiu na comparação com o mesmo período do 2024.

Uma das explicações para a diminuição é a substituição das tampas de ferro pelas de concreto na rede subterrânea de energia que alimenta, principalmente, a região central da capital paulista. Mais pesadas, elas dificultam o acesso à fiação.

Os dados são da concessionária de energia Enel, referente aos 24 municípios de atuação da empresa na Grande São Paulo.

De acordo a empresa, de janeiro a maio foram registradas 2.546 ocorrências de furto de cabos da rede elétrica na região. O número representa uma queda de 42% em relação ao mesmo período de 2024, que contabilizou 4.367 furtos.

A diminuição do problema vem ao menos desde 2023, quando nos primeiros cinco meses do ano cerca de 18 mil imóveis ficaram sem luz por causa do furto de cabos de energia. Em 2024 ocorreram 17,2 mil registros de apagão, também de janeiro a maio, e agora 9.717.

A cidade de São Paulo representa quase 80% dos casos, com 1.889 ocorrências ocorrências em 2025, que impactaram cerca de 7.571 mil clientes da Enel.

Na capital, Santana, na zona norte, é o bairro campeão de furtos. Foram 249 casos que deixaram 1.119 imóveis às escuras.

À seguir vêm Penha, na zona leste (228 ocorrências e 699 imóveis atingidos), e Cursino, zona sul, onde 210 furtos deixaram quase 1.120 imóveis sem luz em algum momento no período comparado.

Entre os demais municípios, o maior número de furtos de cabos nos primeiros cinco meses de 2025 ocorreu em Osasco (222 ocorrências e 815 imóveis impactados) e Santo André (118 ocorrências e 176 clientes).

Questionada sobre o tempo médio dos reparos e quanto pode demorar a volta da luz às pessoas atingidas, a concessionária não cita prazos e diz que ao ser acionada sobre furto de cabos, prioriza restabelecer o fornecimento de energia aos clientes afetados

“A distribuidora mobiliza equipes e equipamentos para reconstruir a rede danificada e, quando necessário, utiliza geradores para garantir o abastecimento temporário”, afirma.

O que atrai os ladrões é o cobre contido nos fios, que são revendidos. “A prática desse tipo de furto é extremamente perigosa, pois a pessoa fica exposta a choques violentos”, diz a Enel.

Segundo a empresa, uma das medidas que se mostrou eficiente no combate aos furtos de cabos foi a substituição das tampas de ferro pelas de concreto.

O modelo é mais pesado que o de ferro e precisa de auxílio de um pequeno guindaste para ser removido, o que dificulta a ação dos ladrões.

“Este tipo de material forma uma espécie de blindagem. Com isso, só os profissionais da Enel conseguem acesso”, afirma Anderson Moura, coordenador da diretoria de segurança da empresa em São Paulo.

Questionada sobre ações par conter esse tipo de criminalidade, a SSP (Secretaria da Segurança Pública), respondeu de forma genérica. A pasta afirmou, em nota, que as forças de segurança do estado de São Paulo seguem atuando de forma integrada no combate a diversas modalidades criminosas, incluindo os furtos e roubos de cabos da rede elétrica na região metropolitana.

“A Polícia Militar tem intensificado o patrulhamento com base na análise dos indicadores criminais e a Polícia Civil desenvolve investigações e operações com foco nos receptadores que financiam e mantêm essa cadeia criminosa”, disse trecho do texto.

De acordo com a pasta, entre janeiro e maio de 2025 foram presos ou apreendidos 10.510 infratores na região metropolitana de São Paulo —aumento de 7,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a SSP. “No mesmo intervalo, 766 armas de fogo foram retiradas de circulação, o que representa alta de 21,2%.”

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.