RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – A programação do G20 no Rio de Janeiro altera o cenário de Copacabana, bairro com vocação turística na zona sul da cidade. Há bloqueio de trânsito na avenida Atlântica, que contorna a orla da praia, e militares, policiais e guardas municipais seguem espalhados pela via. Caminhões e tanques do Exército também passaram a ocupar a paisagem local nos últimos dias.
A operação de segurança está associada ao fato de que Copacabana concentra parte dos hotéis que hospedam as delegações participantes do G20. As pistas da avenida Atlântica foram fechadas no domingo (17) e vão permanecer assim até as 18h de terça, segundo a Prefeitura do Rio. O trânsito na avenida Atlântica só está liberado para o deslocamento de veículos das delegações participantes da cúpula. Grades foram instaladas ao longo da via, o que cria uma barreira entre a praia e a área de circulação das delegações. A intenção é orientar o fluxo de pedestres. É possível acessar a praia a pé, atravessando em locais permitidos. De acordo com a prefeitura, moradores da avenida Atlântica podem acessar os bloqueios de veículos e seguir para suas garagens com a apresentação de comprovante de residência.
O Rio vive um feriadão que se estende até quarta (20), Dia da Consciência Negra. Em feriados, um dos sentidos da avenida Atlântica é fechado para o lazer de pedestres. Contudo, devido à operação de segurança para o G20, isso não será possível desta vez. O sol e a temperatura próxima a 30°C levaram turistas e famílias para a praia na manhã desta segunda.
LEONARDO VIECELI / Folhapress