RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Gilmar nega que caso Collor seja precedente para Bolsonaro no STF

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), negou que o caso que levou à prisão do ex-presidente Fernando Collor seja um sinal a Jair Bolsonaro (PL). A declaração foi dada nesta segunda-feira (28) a jornalistas após palestra do magistrado em São Paulo.

“Não vejo assim. Cada caso tem suas peculiaridades e suas singularidades. Não acho que devamos tirar daqui qualquer outra conclusão”, afirmou depois de ser questionado sobre se o julgamento de Collor poderia ser visto como um precedente ou uma sinalização do tribunal.

Nesta segunda, o Supremo retomou o julgamento do referendo da decisão do ministro Alexandre de Moraes que levou à prisão de Collor.

Na última sexta-feira (25), quando houve a primeira parte da sessão de julgamento, Gilmar suspendeu os debates com um pedido de destaque, mecanismo que leva uma discussão do plenário virtual para o físico.

Outros ministros, no entanto, anteciparam os votos no sentido de acompanhar o relator, Alexandre de Moraes, para manter a decisão. No fim de semana, Gilmar cancelou o pedido de destaque.

Collor foi detido na última sexta em Alagoas para cumprir pena de oito anos e dez meses de prisão relativa a condenação por corrupção e lavagem de dinheiro. O julgamento do mérito do processo havia ocorrido em 2023, e o ex-presidente aguardava em liberdade o esgotamento dos recursos.

ARTHUR GUIMARÃES DE OLIVEIRA / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS