RECIFE. PE (FOLHAPRESS) – O candidato à prefeitura do Recife pelo PL, Gilson Machado, é rejeitado por 47% dos eleitores, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (3), a três dias do primeiro turno das eleições municipais. O índice é o maior dentre os postulantes que disputam o cargo.
O Datafolha questionou em quem os entrevistados não votariam de jeito nenhum na disputa. Nesta pergunta, os eleitores puderam citar mais de um nome.
Depois de Gilson, aparecem Daniel Coelho (PSD) com 39%, Dani Portela (PSOL) com 30% e Ludmila (UP) com 29%. Em seguida, vêm Tecio Teles (Novo) com 27% de rejeição, Victor Assis (PCO) com 22% e Simone Fontana (PSTU) com 22%. O candidato à reeleição João Campos (PSB) é rejeitado por 9%.
Outros 2% responderam que votariam em qualquer um ou que não rejeitam nenhum dos candidatos. Por sua vez, 1% dizem que rejeitam todos ou que não votariam em nenhum dos postulantes à prefeitura. Não sabem 4%.
O atual prefeito lidera a pesquisa de intenção de votos, com 74%. O índice daria a vitória para João Campos (PSB) no primeiro turno. No levantamento divulgado em 19 de setembro, ele marcava 76%. Houve, portanto, uma oscilação dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
A pesquisa mostra um empate técnico múltiplo na segunda colocação. Gilson Machado (PL) tem 10% das intenções de voto — na pesquisa anterior, tinha 9%. Daniel Coelho (PSD) manteve 5%, e Dani Portela (PSOL) tem 4% -no levantamento anterior, tinha 3%.
O Datafolha entrevistou 910 eleitores no Recife nos dias 1º e 3 de outubro. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O levantamento foi encomendado pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo e tem o protocolo PE-06324/2024 na Justiça Eleitoral.
JOSÉ MATHEUS SANTOS / Folhapress