Glauber Braga agride militante do MBL e troca empurrões com Kim

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) se desentendeu com um militante do MBL (Movimento Brasil Livre) na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (16) e o agrediu. Depois do tumulto, ele disse não se arrepender e parlamentares de direita afirmaram que vão buscar a cassação do mandato dele.

O psolista chutou o membro do MBL, identificado como Gabriel Costenaro, e o expulsou das dependências da Câmara. Os dois seguiram discutindo no estacionamento do anexo II da Câmara e, após serem separados, foram levados para prestar depoimento no Departamento de Polícia Legislativa da Casa.

Nesse momento, o parlamentar e o deputado Kim Kataguiri (União Brasil-SP) também discutiram. Braga chama o colega de “defensor de nazista” e Kataguiri levanta o dedo contra ele. Na sequência, os dois trocaram empurrões.

Kim é um dos fundadores do MBL, grupo identificado com a direita. Nas redes sociais, Gabriel Costenaro tem várias publicações em que provoca políticos de esquerda e jornalistas, enquanto outra pessoa filma.

Segundo Braga, não é a primeira vez que ocorre esse tipo de provocação por parte de Costenaro —no perfil da rede social do militante do MBL há registros de ao menos um outro encontro entre os dois. “Não vamos aceitar ficar sofrendo perseguição permanente desse sujeito”, disse o parlamentar.

Ele também divulgou nota em que disse que o integrante do MBL “tem histórico de agressão a mulheres” e que esta é a quinta provocação dele.

“Na 4ª vez ele ameaçou a mãe de um militante nosso com mais de 70 anos dizendo que sabia onde ela morava. Já existe boletim de ocorrência sobre isso! Não me arrependo de nada do que fiz! Não vou recuar pra facista de MBL!”.

Kataguiri afirmou, por meio de nota, que entrará com pedido de cassação do mandato de Braga após as agressões contra o integrante do MBL e do próprio Kim.

“Na delegacia do DEPOL, Glauber também passou a discutir com o Dep Kim Kataguiri e até mesmo a agredi-lo com empurrões. O deputado carioca precisou ser contido por membros da segurança da Câmara dos Deputados”, diz nota.

O parlamentar também fez publicações do X (ex-Twitter) a respeito do assunto. Ele recuperou vídeos antigos em que Glauber Braga chama Costenado de fascista e relata que ele esteve presente em uma das rodas de conversa promovidas pelo PSOL no Rio de Janeiro.

“Mas o moleque foi colocado para correr. E se for de novo ao Largo da Carioca vai ser colocado para correr de novo. Nós não vamos aceitar que nos intimide”, disse no plenário da Casa no mês passado.

“Não é de hoje que Glauber Braga tem adotado uma postura inaceitável para um parlamentar. Hoje ele extrapolou todos os limites ao agredir Costenaro, um membro do MBL que estava quieto na dele. #GlauberCassado”, publicou Kataguiri.

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) também se manifestou sobre o episódio, dizendo que Glauber Braga estava “visivelmente desequilibrado”. “O PL representará no conselho de ética contra o deputado. Este não é o decoro de um parlamentar”, disse em perfis nas redes sociais.

VICTORIA AZEVEDO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS