RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

GM desenvolve bateria de menor custo para popularizar seus carros elétricos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A General Motors busca alternativas para reduzir os custos de produção e tornar seus carros elétricos mais atraentes. O passo mais importante dessa estratégia é a bateria LMR, sigla em inglês para “lítio com alto teor de manganês”.

O novo acumulador substitui elementos raros e caros pelo manganês, que é um metal mais abundante e barato. De acordo com o Ministério de Minas e energia, a reserva brasileira é de 111 milhões de toneladas e está concentrada, principalmente, nos estados de Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul.

O início da produção em larga escala da nova bateria está previsto para 2028. Durante o desenvolvimento, a norte-americana GM e a sul-coreana LG Energy Solution encontraram dificuldades como a baixa capacidade de armazenamento e o desgaste acelerado. As empresas afirmam que, agora, esses problemas foram solucionados.

“Enquanto as baterias tradicionais são compostas por cerca de 85% de níquel, 10% de manganês e 5% de cobalto, as LMR têm uma composição bem diferente: aproximadamente 35% de níquel, 65% de manganês e quase nada de cobalto”, diz o comunicado divulgado nos EUA pela montadora.

Hoje, os carros elétricos da GM se destacam pela boa autonomia, como mostram os resultados do teste Folha Mauá. Entretanto, o preço elevado é uma barreira diante de concorrentes chineses.

O modelo 100% elétrico mais em conta vendido pela marca no Brasil é o Chevrolet Equinox EV, que custa R$ 440.190. De acordo com dados aferidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia, o modelo é capaz de rodar 499 km no uso urbano com uma carga completa.

Ainda em 2025, a montadora vai lançar mais dois modelos a bateria, os SUVs Spark (porte compacto) e Captiva (médio). Ambos virão da China, onde são fabricados pela subsidiária Wuling. Serão carros mais em conta, embora ainda não tragam a nova tecnologia LMR.

EDUARDO SODRÉ / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS