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Google perde caso de monopólio de anúncios nos EUA

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Uma juíza federal dos Estados Unidos decidiu nesta quinta-feira (17) que o Google monopolizou o mercado de publicidade na internet com uma série de ações “anticoncorrência” para alcançar seus objetivos.

A determinação foi da juíza Leonie Brinkema. O governo do ex-presidente Joe Biden levou o Google ao tribunal federal da Virgínia em janeiro de 2023 e o julgamento aconteceu em novembro de 2024.

Para ela, a empresa garantiu seu monopólio impondo ”políticas contrárias à concorrência aos seus clientes”. “Durante mais de uma década, o Google vinculou seu servidor de publicação de anúncios e as trocas de anúncios a condições contratuais e de integração tecnológica, o que permitiu à empresa estabelecer e proteger sua posição de monopólio nos dois mercados”, explicou.

Juíza entendeu que o Google causou um “dano significativo” aos seus clientes e impediu que os demais conseguissem disputar o mercado. O governo dos Estados Unidos afirma que a empresa controla o mercado de publicidade na internet e aproveita para cobrar preços inflacionados e dividir os lucros de forma injusta.

A juíza deu à empresa sete dias para apresentar um cronograma de medidas corretivas. A decisão ocorre no momento em que o Google também se prepara para ser julgado no caso sobre distribuição de seus resultados de buscas, também à pedido do Departamento de Justiça dos EUA.

Redação / Folhapress

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