RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Governador de SP manterá um gabinete no Palácio dos Bandeirantes após mudança do governo para o centro

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A construção do novo centro administrativo estadual de São Paulo prevê um gabinete para o governador na região central da capital, junto aos prédios que vão abrigar as secretarias, mas isso não impedirá que o mandatário mantenha um escritório de trabalho a dez quilômetros de distância, no Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi.

Mesmo que decida concorrer à reeleição e saia vitorioso, é possível que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) passe um eventual segundo mandato inteiro despachando do Bandeirantes, que deve ser mantido como residência oficial. Isso porque a previsão do governo é que, caso o cronograma seja cumprido, a construção do complexo de prédios dure até 2029 e esteja pronto para mudança em 2030 —último ano do próximo mandato.

Segundo uma autoridade que participa do projeto, a previsão é que em setembro seja realizado o leilão para escolher a empresa que vai construir e administrar os prédios do centro administrativo por 30 ano. A expectativa é que um contrato de PPP (Parceria Público-Privado) seja assinado até o fim deste ano.

Na semana passada, o Conselho Gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas autorizou a publicação do edital de licitação, além da modelagem final do projeto. Segundo essa autoridade, o último detalhe a ser acertado é a garantia contratual à empresa a ser contratada —detalhe importante para atrair interessados.

Com o contrato assinado, a maior parte do ano de 2026 deve ser de desapropriações a demolições ao redor do Parque Princesa Isabel, ao redor do qual o projeto prevê a construção de uma esplanada de prédios de escritório. A construção, seguindo esse cronograma, deve ocorrer de 2027 a 2029.

A responsabilidade pelas desapropriações pode inclusive ser repassada à empresa que ganhar a licitação. O governo estadual entende que o setor privado terá mais agilidade nesse processo, por meio de acordos amigáveis.

Em agosto do ano passado, o projeto do arquiteto Pablo Chakur, do escritório Ópera Quatro, foi escolhido em um concurso promovido pelo IAB-SP (Instituto dos Arquitetos do Brasil em São Paulo).

Uma das ideias colocadas na proposta, a de que os edifícios sejam erguidos em módulos e por etapas, agora tem sido descarta pelo governo. A intenção é que o investimento seja feito todo de uma vez, e que isso produza uma mudança estrutural mais rápida na região —onde hoje circulam grupos de usuários de drogas após a dispersão do ponto fixo da cracolândia, que chegou a se instalar na própria Princesa Isabel em 2022.

A gestão Tarcísio prevê manter uma estrutura de apoio ao gabinete do governador no Palácio dos Bandeirantes. Como o centro administrativo só deve ficar pronto no final próximo mandato, o destino da atual sede de governo também deve passar pela decisão do próximo eleito.

A previsão de investimento é de mais de R$ 5,4 bilhões. O governo estadual deve pagar esse valor ao longo dos 30 anos de contrato de PPP.

Há três semanas, o governo estadual começou a demolir as primeiras casas desocupadas na favela do Moinho, que fica a menos de um quilômetro do futuro centro administrativo. A gestão Tarcísio planeja instalar um parque no local, que fica entre duas linhas de trem.

Nas últimas semanas, a Polícia Militar também intensificou ações para dispersar usuários de drogas na região dos Campos Elíseos, com a intenção de evitar grandes aglomerações e a formação de uma nova cracolândia.

Em setembro do ano passado, o Palácio dos Campos Elíseos —antiga sede do governo estadual— voltou a sediar uma secretaria de governo pela primeira vez em 18 anos. O prédio construído em 1899 hoje abriga a pasta da Justiça, e a intenção é que após a finalização do centro administrativo ele se torne um espaço cerimonial, destinado à recepção de autoridades de alto escalão.

TULIO KRUSE / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS