RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Governo de SP cria cadastro de condenados por estupro

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) criou um cadastro estadual de pessoas condenadas por estupro. A sanção do projeto de lei foi publicada nesta segunda-feira (30) no Diário Oficial e entra em vigor daqui a um mês.

O banco vai conter —no mínimo, segundo o texto— dados pessoais completos, com foto, características físicas e identificação das digitais dos condenados pelo crime cujas sentenças já tenham transitado em julgado. As informações serão mantidas mesmo após o cumprimento da pena, segundo a lei.

O cadastro será administrado pela SSP (Secretaria da Segurança Pública) de São Paulo, que deverá cuidar da criação, da atualização, da divulgação e do acesso a essas informações.

O texto sancionado por Tarcísio veta alguns pontos do projeto do deputado Gil Diniz (PL). A versão original incluía a divulgação do endereço e do trabalho do condenado por estupro que estivesse em condicional nos últimos três anos.

Outros pontos vetados foram a proibição de que essas pessoas assumam cargos públicos em São Paulo e a determinação à SSP para publicar esse cadastro em seu site, com consulta aberta a qualquer cidadão.

O projeto foi aprovado em 30 de maio na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo).

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS