RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Governo de SP diz que vai desapropriar prédio histórico da Fecap e repassá-lo à USP

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O governo estadual vai desapropriar um prédio histórico da Fecap (Federação Escola de Comércio Álvares Penteado) no centro de São Paulo para repassá-lo à Faculdade de Direito da USP.

Segundo o secretário estadual de Projetos Estratégicos, Guilherme Afif Domingos, a desapropriação deve ser paga com recursos do caixa da universidade estadual e custará cerca de R$ 18 milhões.

O edifício em questão é o Palácio do Comércio, imóvel tombado que está no Largo São Francisco, ao lado do edifício que abriga a Faculdade de Direito da USP. Ele foi construído na década de 1900 para sediar a Escola Prática de Comércio, e alguns anos mais tarde se tornou o primeiro prédio da Fecap.

Segundo a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos), o local estava sem atividades há alguns meses. A Fecap o utilizava para sediar aulas de pós-graduação, em paralelo ao campus no bairro da Liberdade, também na região central.

“Como a fundação não estava usando mais o prédio, começaram as primeiras pichações. Certamente seria alvo de uma invasão”, disse Afif.

As instalações devem servir para expandir os programas de graduação e pós-graduação de ciências jurídicas da USP, segundo o secretário.

O secretário afirmou que o edifício está em condições de ser usado quase imediatamente pela USP, sem a necessidade de grandes reformas. Uma inspeção de representantes do governo, porém, está agendada para a manhã desta quarta-feira (17).

A construção do palácio, projetado por Carlos Eckman, contou com financiamento do cafeicultor e empresário Armando Álvares Penteado.

Segundo o site da Fecap, o edifício projetado por Carlos Eckman tem materiais importados, com uma escada feita com mármore de Carrara, na Itália, piso belga, azulejos portuguesas e treliças canadenses.

A desapropriação faz parte do programa de revitalização do centro da capital. É o mesmo programa que propõe a construção de um novo centro administrativo na área ao redor do parque Princesa Isabel, nos Campos Elíseos.

Questionadas por email e telefone, a USP e a Fecap não comentaram as declarações do secretário.

TULIO KRUSE / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS