RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Governo inicia desapropriações para obras de metrô entre SP e Guarulhos

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Governo do Estado de São Paulo publicou nesta segunda-feira (31) uma resolução para dar início à desapropriação de imóveis para a construção da linha 19-Celeste do Metrô, que vai ligar a capital paulista a Guarulhos.

O governo declarou com bem de utilidade pública uma área de mais de 308 mil m². Os imóveis que serão demolidos ficam em torno da avenida Mário Haberfeld, no bairro Vila Medeiros, em São Paulo.

A desapropriação será para a instalação do Pátio Vila Medeiros. O local servirá como um pátio de manutenção da linha, onde serão feitos reparos, limpeza, abastecimento e vistoria dos trens.

A medida, da Secretaria de Parcerias e Investimentos, foi publicada ontem no Diário Oficial do Estado. O documento também destaca o caráter de urgência das desapropriações – que podem ser feitas por acordos ”amigáveis” com os proprietários, ou até mesmo, por vias judiciais.

LINHA LIGARÁ CENTROS DE SP E GUARULHOS

O Metrô lançou no final de março a licitação para começar a construção. A empresa que vencer a licitação deverá ser responsável por construir 17,6 km de vias, 15 estações e um pátio de manutenção.

Linha conectará o Bosque Maia, em Guarulhos, ao Anhangabaú, em São Paulo. As estações serão: Bosque Maia, Guarulhos-Centro, Vila Augusta, Dutra (Linha 2-Verde), Itapegica, Jardim Julieta, Vila Sabrina, Cerejeiras, Santo Eduardo, Vila Maria, Catumbi, Silva Teles, Cerealista, São Bento (Linha 1-Azul) e Anhangabaú (Linha 3-Vermelha).

Obras devem começar em 2026 e terminar em até seis anos e três meses. Para isso, o governo informou que a meta é assinar os contratos e começar o projeto executivo até o fim deste ano.

Linha 19-Celeste deve atender 630 mil passageiros por dia. Ainda conforme o governo, a previsão é de que o modal tenha 31 trens, mas ainda sem previsão de valor de investimento.

Tempo de trajeto cairá de 1h30 para 30 min. Segundo o Metrô, os usuários levam atualmente 90 min para atravessar as duas cidades em um percurso de carro -que seria reduzido para 30 min com o uso da nova linha.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.