RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Governo reconhece situação de emergência em Angra dos Reis e Petrópolis

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, neste domingo (6), a situação de emergência nas cidades de Angra dos Reis e Petrópolis, no Rio de Janeiro, após temporal que atingiu região. As portarias foram publicadas no Diário Oficial da União.

Governo federal reconheceu situação de emergência em Angra dos Reis e Petrópolis. Cidades foram atingidas por fortes chuvas. Reconhecimento foi feito pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

Prefeituras podem, agora, pedir recursos para o governo. Cidades conseguem realizar, por meio de ações de defesa civil, compras de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

Solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Chuva no Rio deu trégua neste domingo, mas moradores relataram caos. Em Angra dos Reis, moradores do Parque Mambucaba, um dos bairros mais afetados pelos temporais, relataram perdas e desespero. Em Petrópolis, o centro histórico da cidade inundou, e 74 pessoas se encaminharam para pontos de apoio na cidade.

Risco hidrológico ainda é alto. Segundo informações do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) desta manhã, a possibilidade de eventos hidrológicos nas regiões intermediárias do Rio de Janeiro e Petrópolis ainda é considerada alta por causa da possibilidade de pancadas de chuva ao longo do dia, que somadas ao volume acumulado dos dias anteriores, pode favorecer a ocorrência de enxurradas e alagamentos.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS