SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Governo tenta apressar sabatina de Galípolo para o BC, enquanto empresários e banqueiros elogiam a escolha; candidatos da aliança de Nunes flertam com Marçal e Datafolha mostra que Lula terá a força testada com apoio a Boulos e outras notícias para começar esta quinta-feira (29).
BANCO CENTRAL
Governo tenta apressar sabatina de Galípolo para o BC, mas senadores resistem. Aliados de Lula negociam sessão para 10 de setembro e veem discordância de parlamentares.
COPOM
Ministros de Lula falam em redução de juros e responsabilidade fiscal após indicação de Galípolo ao BC. Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, e Renan Filho, de Transportes, participaram de evento do Santander nesta quarta (28).
DATAFOLHA
Lula terá força testada em segmentos que Boulos quer atrair em SP. Pesquisa mostra dificuldades do presidente em grupos do eleitorado como mais pobres e evangélicos.
ELEIÇÕES 2024
Marçal recorre a réu homônimo para pressionar Boulos sobre uso de drogas. Assessoria não responde se é com base nesse caso que influenciador acusa candidato do PSOL de usar cocaína.
POLÍTICA
Senado dá urgência a projeto que muda Ficha Limpa e pode beneficiar Bolsonaro e Cunha. Proposta deve ser votada na próxima semana, quando Senado fará último esforço concentrado antes das eleições.
JUSTIÇA
Justiça militar condena 2º coronel por incitar generais contra Lula no 8/1. Coronel José Placídio dos Santos xingou o comandante da Marinha e fez publicações pró-golpe; ele cumpre pena em regime aberto.
JUSTIÇA
Moraes intima Musk em tuíte para que X indique representante, sob pena de suspensão. Intimação foi feita por meio da página do STF em rede social, com marcação do perfil do empresário.
AMÉRICA LATINA
Candidatura de Venezuela e Nicarágua ao Brics vira constrangimento para Lula. China e Rússia impulsionam criação de categoria de parceiros do bloco e defendem entrada de aliados na América Latina.
RIO DE JANEIRO
Polícia do Rio investiga esquema que adultera máquinas de bichinhos de pelúcia. Aparelhos seriam programados com contador de jogadas, que diminui a força das garras usadas para pegar os brinquedos, para dificultar liberação dos brindes.
PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Abertura paralímpica soma diversité ao lema dos franceses. Romper padrões e expor paradoxos deram o tom de toda a cerimônia, menos impactante que a Olímpica; Paris promete nova revolução.
ARGENTINA
Protesto de aposentados na Argentina acaba com confronto e gás de pimenta. Aposentados e setores de esquerda protestam contra veto de Milei a projeto que amplia reajuste.
ELEIÇÕES 2024
Boulos chama de absurdo hino com linguagem neutra em evento de sua campanha. Deputado voltou a culpar produtora responsável por comício e disse que rompeu com a empresa.
Redação / Folhapress