RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Governo Trump processa Nova York por lei pró-imigrante e ameaça estados

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A secretária de Justiça dos Estados Unidos, Pam Bondi, anunciou nesta quarta-feira (12) que o governo Donald Trump vai processar o estado de Nova York para derrubar uma lei que oferece a imigrantes em situação irregular a possibilidade de tirar uma carteira de motorista.

Segundo Bondi, a legislação “prejudica a capacidade do estado de cooperar com as autoridades migratórias do governo federal” e demonstra que Nova York “prioriza imigrantes ilegais, e não cidadãos americanos”.

A chefe do Departamento de Justiça, que também está processando o estado de Illinois por leis que protegem imigrantes, ameaçou estados governados por democratas: “fizemos isso contra Illinois, agora estamos fazendo contra Nova York. Se você viola a lei federal, saiba que será o próximo.”

O processo menciona a governadora de Nova York, a democrata Kathy Hochul; a procuradora-geral do estado, Letitia James, que é autora de uma série de processos contra Trump; e o chefe do DMV (equivalente ao Detran), Mark Schroeder.

Se o governo Trump for bem-sucedido no processo, vai acabar com um dos principais mecanismos por meio do qual imigrantes em situação irregular se integram à vida pública nos EUA. Isso porque não existe um documento de identificação a nível nacional no país -cada estado tem suas próprias regras e, na maioria deles, a carteira de motorista é a documentação mais comum.

Dessa forma, em estados nos quais as autoridades não pedem comprovação de status migratório regular à pessoa que busca o documento, essa se torna a porta de entrada para que um imigrante em situação irregular possa acessar uma série de serviços -como abrir uma conta bancária, entrar em programas de assistência do governo, acessar o seguro desemprego, assinar contratos de aluguel ou de compra de imóveis, e se casar, entre outros.

Uma vez derrubado esse precedente na Justiça, a vida de imigrantes em situação irregular nos EUA poderia ficar consideravelmente mais difícil, e não apenas no estado de Nova York. Se o governo Trump levar o processo até a Suprema Corte, de maioria conservadora, a decisão pode valer para todo o país.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.