PORTO ALEGRE, RS (FOLHAPRESS) – Seis municípios do Rio Grande do Sul registraram queda de granizo entre a noite de terça-feira (1º) e a madrugada desta quarta (2), durante temporais que atingiram as regiões norte e noroeste do estado.
As cidades mais atingidas foram Carazinho, com 150 casas danificadas, e Passo Fundo, onde o número de residências afetadas é estimado em 100.
A Defesa Civil dos municípios distribuiu lonas para os moradores que tiveram as casas avariadas durante a noite para que possam cobrir os telhados temporariamente.
O aeroporto de Passo Fundo sofreu danos na área externa e no estacionamento, mas isso não afetou pousos e decolagens. Desde a meia-noite até o começo da manhã choveu 50 mm na cidade. Quedas de árvores na BR-285, no trecho entre Passo Fundo e Mato Castelhano, chegaram a bloquear a pista, o que exigiu intervenção da Polícia Rodoviária Federal para liberação.
Em Santa Rosa, no noroeste do estado, cerca de 80 casas foram danificadas. Em Panambi, o granizo causou danos na região central da cidade e nas áreas rurais de Caxambu e Esquina Handte.
Destelhamentos e quedas de árvores e postes também foram registrados em Santa Bárbara do Sul. Em Saldanha Marinho, o granizo chegou acompanhado de vento forte, e a Defesa Civil municipal ainda calcula os danos.
Na cidade de Vacaria, 30 casas e uma escola foram atingidas por granizo em dois momentos diferentes durante a noite, e a Defesa Civil afirma ter distribuído 600 metros de lona para a população.
O risco de temporais na região norte do Rio Grande do Sul segue ao longo desta quarta-feira.
No sul do estado, embora sem danos causados por granizo, o volume de chuvas se aproximou dos 100 mm nas últimas 48 horas. Em Dom Pedrito, por índice, choveu 99,4 mm. A situação tende a suavizar, entretanto, com a chegada de uma massa de ar seco e frio que afastará as chuvas, derrubando a temperatura no sul e na serra.
CARLOS VILLELA / Folhapress