Grupo Comporte, criado por fundador da Gol, arremata leilão de linhas da CPTM

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O grupo Comporte Participações arrematou nesta sexta-feira (28) o lote Alto Tietê, composto por três linhas da CPTM (11-coral, 12-safira e 13-jade). Essas vias interligam a zona central de São Paulo à zona leste da capital e cidades como Suzano, Mogi das Cruzes e Guarulhos.

A companhia ofereceu um deságio de 2,57%. O mínimo estabelecido pelo governo de São Paulo era de 1,16%. Derrotada no leilão, a proposta do grupo CCR foi de 1,45%.

Em Parcerias Público-Privadas (PPPs), quando o governo prevê pagamentos ao concessionário, vence quem pedir o menor valor de contraprestação. Neste caso, o edital exige um investimento de R$ 10 bilhões por parte do governo paulista, que serão repassados ao longo de 25 anos para ajudar a bancar as reformas de modernização e expansão das linhas.

A Comporte, criada por Nenê Constantino, da família fundadora da companhia aérea Gol, é uma holding voltada ao setor de transporte, principalmente rodoviário.

Atualmente, a companhia controla a concessão do metrô de Belo Horizonte (MG) e da linha 7-rubi, em São Paulo, adquirida em leilão no ano passado pelo consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos –união da Comporte com a gigante estatal chinesa CRRC (China Rail Road Company), uma das maiores fornecedoras de equipamentos de transporte ferroviário do mundo.

Além da linha 7, a concessão envolve a criação de um “trem parador” conectando Jundiaí a Campinas e um trem entre São Paulo e Campinas. A concessão do Alto Tietê prevê investimentos de R$ 14,3 bilhões em 25 anos de concessões. O projeto abrange melhorias operacionais -como a redução no tempo de espera entre os trens-, tecnológicas e na estrutura da rede ferroviária, que será ampliada.

Mais de 4,6 milhões de pessoas moram nas regiões atendidas pelas vias que foram a leilão, é a previsão é a de que, até 2040, mais de 1,3 milhão de usuários as utilizem diariamente.

Após a concessão, o projeto prevê que a linha 11 vai ganhar 4 km de extensão, com quatro novas estações, chegando até a Barra Funda e finalizando na estação César de Souza, em Mogi das Cruzes. Na linha 12, serão 2,7 km de novos trilhos, duas novas estações e integrações com as linhas 13 e 2-verde, do metrô.

Por fim, a linha 13 terá a adição de 15,6 km de extensão, com seis novas estações e vai chegar até a região de Bonsucesso e Gabriela Mistral -hoje o trecho se encera no aeroporto de Guarulhos.

O governo também estabeleceu no edital o fim de todas as passagens em nível, que serão substituídas por passarelas ou viadutos e devem oferecer mais segurança a quem transitar na região.

A gestão Tarcísio de Freitas absorveu melhorias regulatórias no contrato, incluindo um programa de investimentos iniciais e uma fase de transição operacional de dois anos. O objetivo é promover mais treinamentos por parte da CPTM aos novos funcionários e permitir a operação assistida da concessionária, evitando problemas e falhas que comprometam o serviço.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, disse que a competição dos dois grupos, classificado por ele como supergrupos, era um indicador de sucesso para o leilão.

“As pessoas às vezes não tem noção de um desconto de 2,57% na contraprestação. Mas isso, ao longo do período de concessões, estamos falando em R$ 1 bilhão”, disse Tarcísio.

DIEGO FELIX / Folhapress

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