RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Grupo de sindicatos lança movimento para desconstruir mitos sobre serviço público

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Entidades sindicais lançam nesta terça (3) iniciativa com o objetivo de desconstruir mitos sobre o serviço público. O projeto, denominado MovE (Movimento Eficiência), terá atividades que vão desde cursos para servidores se tornarem defensores do Estado até estudos sobre a realidade do trabalho no funcionalismo.

O movimento foi idealizado por Victor Lins, auditor fiscal da Receita Estadual de São Paulo e secretário-geral da Afresp (Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de São Paulo). Ele diz que o ponto de partida foi uma insatisfação geral que os servidores sentiam em relação a conceitos errôneos sobre trabalho no setor público.

Para Lins, cresceu o número de pessoas que acreditam que o Estado brasileiro está inchado, ou que uma grande parte dos profissionais públicos ganham supersalários.

O Brasil tem menos servidores do que Estados Unidos e alguns países da Europa, de acordo com levantamento do Instituto República.org, dedicado à gestão de pessoas pelo Estado. Os dados do República.org indicam também que 70% dos profissionais recebem até R$ 5.000.

“Hoje, há uma apatia do servidor em defender o Estado, mesmo sabendo da importância de seu trabalho, porque a imagem do setor é criticada há muito tempo”, diz Lins.

Ele afirma que a pandemia também escancarou a necessidade de ter um serviço público mais fortalecido, sobretudo devido ao trabalho do SUS (Sistema Único de Saúde).

Além do curso, o grupo planeja oferecer um prêmio voltado ao reconhecimento do trabalho dos servidores. Eles também vão investir em campanhas de comunicação voltadas a desmistificar histórias relacionadas ao setor.

Ainda não há um investimento previsto para a iniciativa, de acordo com Lins e a ideia é buscar patrocinadores.

O evento de lançamento do grupo ocorre nesta terça na sede da Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de São Paulo, com a presença do ministro Márcio França, do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

LUANY GALDEANO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS