RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Grupo Gattu apresenta ‘A Mulher Sem Pecado’, a primeira peça de Nelson Rodrigues

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Quando o assunto é Nelson Rodrigues, os planos da atriz, diretora e dramaturga Eloisa Vitz são ambiciosos. Ela diz querer montar todas as 17 peças do autor pernambucano.

O projeto é ambicioso, mas não impossível. A fundadora do Grupo Gattu está em cartaz com a sexta montagem de um espetáculo do dramaturgo, “A Mulher Sem Pecado”, de 1939, e é uma das principais pesquisadoras da obra do escritor.

“Nelson é uma paixão antiga. A obra dele deveria ser constantemente montada. Ele é o nosso Shakespeare, é como o Molière para a França. Tem a humanidade impregnada em cada parte do texto”, diz.

O Grupo Gattu já encenou a última peça do dramaturgo, “A Serpente”, e agora apresenta a primeira, no Teatro do Sol, onde fica sua sede, em Santana, zona norte de São Paulo.

Ao falar de amor e ciúmes, Rodrigues aborda uma temática universal no texto em que há riqueza psicológica e intensidade de emoções, contradições e paixões em uma trama com tensão e suspense.

“A Mulher Sem Pecado” gira em torno do ciúme do atormentado Olegário, que usa métodos controversos para assegurar que Lídia, sua esposa, é fiel. O personagem vive entre a paixão e a obsessão.

“Ele tem uma dramaturgia muito concisa, cenas muito precisas”, diz a diretora. “Amo todas, mas considero esse primeiro texto o marco de um gênio. Um gênio é um gênio e já começa brilhantemente.”

Segundo Eloisa, existe plateia garantida para a dramaturgia composta de falências e beleza humana, de fracassos, solitude e devassidão. O Gattu lota o Teatro do Sol toda vez que monta Nelson Rodrigues e faz sucesso também nos festivais que percorre.

“Há um público que ama a obra dele, que entende a genialidade e é ávido”, afirma. “Ele é muito brasileiro. Tem a universalidade dos temas, amor, ciúme, traição, desejo, morte. Mas tem um jeito brasileiro de contar essa história.”

Outras montagens de Nelson Rodrigues levaram o Gattu para festivais nacionais e internacionais, como o Ibero Americano de Teatro, com “Viúva, porém honesta”, em 2009, e “Boca de Ouro”, em 2011; o Festival de Curitiba, com “Dorotéia”, em 2010; o Festivale, com “A Serpente”, em 2012; além da mostra “100 Nelson”, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, também em 2012. O grupo também já montou “A Falecida”, em 2017.

A montagem atual é uma comemoração dos 24 anos do Grupo Gattu e dos dez anos da companhia no Teatro do Sol. Além das encenações, o grupo desenvolve um trabalho de formação de plateia ao apresentar espetáculos gratuitos para um público amplo, que inclui estudantes de todos os níveis e pessoas em situação vulnerável, como moradores de abrigos, asilos e assistidos por projetos sociais.

Em 2018, o Gattu foi indicado ao 30º Prêmio Shell na categoria inovação pelo compromisso com o público da zona norte de São Paulo, apesar de receber espectadores de todas as regiões.

A MULHER SEM PECADO

Quando: Quintas, às 20h, sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 19h

Onde: Teatro do Sol

Preço: Gratuito

Autoria: Nelson Rodrigues

Elenco: Daniel Gonzales, Miriam Jardim, Eloisa Vitz, Mariana Fidelis, Paulo de Almeida, Lilian Peres e Jailton Nunes

Direção: Eloisa Vitz

CRISTINA CAMARGO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS