RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Guaíba baixa 10 cm, mas segue em nível elevado; Porto Alegre planeja limpeza

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Os cenários atuais indicam a estabilização em nível elevado do lago Guaíba, em Porto Alegre (RS), que subiu quase meio metro na terça-feira (14) e ficou estável na madrugada desta quarta (15). A partir da tarde, porém, o nível voltou a baixar, atingindo 5,12 metros às 18h15. À meia-noite, era de 5,22 metros.

Segundo o IPH (Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), o nível do lago deve diminuir lentamente nos próximos dias, ficando acima dos 4 metros durante a semana.

A situação pode ser prolongada, dependendo do volume das chuvas.

O pico até o momento foi registrado há uma semana, quando o lago subiu para a faixa de 5,3 metros.

O IPH recomenda a manutenção de atenção às áreas de risco, mesmo onde houve redução da inundação, e ações imediatas para restabelecimento da infraestrutura e manutenção de serviços essenciais como o saneamento básico.

Apesar de o lago estar acima da cota de inundação (3 metros no Centro), a Prefeitura de Porto Alegre planeja a limpeza da cidade. Em uma primeira etapa, os trabalhos serão realizados nos 21 bairros mais atingidos pela enchente e incluirão raspagem e remoção de terra e lodo, lavagem das ruas e avenidas, recolhimento de resíduos e entulhos como móveis inutilizados pelas águas.

Vinte equipes começarão a limpeza, à medida que as águas baixarem. A previsão é de contratação emergencial de 55 equipamentos, entre caminhões, carretas, pás carregadeiras e escavadeiras hidráulicas.

A prefeitura informou, em postagem nas redes sociais, que vai precisar de equipamentos e ajuda voluntária, além da estrutura e equipes própria.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS