RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Guarulhos inicia vacinação contra dengue com número de doses inferior ao do público-alvo

GUARULHOS, SP (FOLHAPRESS) – A dona de casa Esmeralda Aparecida Campos, 63, colocou como prioridade para esta terça-feira (20) vacinar a neta contra a dengue.

Por volta de 11h, Emanuelly Victória da Silva, 10, foi a 12ª criança a receber a primeira dose do imunizante na UBS Tranquilidade, em Guarulhos, na Grande São Paulo. O posto separou uma sala especialmente para a aplicação da vacina, que não precisa de agendamento. O responsável pelo paciente preenche um questionário de saúde e outro para registro da dose, e, assim, a dose é administrada.

A cidade iniciou a imunização de crianças de 10 a 11 anos nesta terça, assim como os municípios paulistas de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Mogi das Cruzes, Santa Isabel e Suzano.

“Tomar a vacina foi bom, porque protege contra o vírus”, diz a menina.

A avó foi informada do início da vacinação pelos irmãos, que são bombeiros, e por meio de um vereador. “Resolvi vir logo no primeiro dia. Vai que acaba, né?” Muitos dos que levaram as crianças para vacinar relataram à reportagem o mesmo receio: do imunizante acabar.

O município recebeu 34.270 doses do imunizante Qdenga, que são suficientes para imunizar 77% do público-alvo da cidade.

Segundo Amanda Loos Agra, diretora do Departamento de Assistência Integral à Saúde de Guarulhos, nesta primeira fase serão vacinadas crianças de até 10 e 11 anos, 11 meses e 29 dias.

“O Ministério da Saúde nos deu uma previsão de mais de 100 mil doses de vacina para que a gente consiga vacinar o público até 14 anos, 11 meses e 29 dias, e completar o esquema vacinal de quem recebeu a primeira dose”, afirma.

“Contando com o público que não recebe a vacina, com as crianças infectadas nos últimos seis meses e com o fato de que algumas acabam não se vacinando, nós vamos contemplar a maior quantidade de crianças”, diz a gestora.

O operador de empilhadeira Raphael Thiago Martins, 34, levou o filho David Lourenzo Martins, 11, até a UBS, mas não conseguiu vaciná-lo. Devido a uma doença autoimune, o menino faz uso de corticoides e não é elegível para receber o imunizante.

Crianças que tiveram dengue nos últimos seis meses ou apresentaram doença febril aguda nas 24h anteriores à administração da dose não podem receber a vacina. Imunodeprimidas, que tenham HIV sem tratamento, passam por quimioterapia, usam medicamentos imunobiológicos, e gestantes também não podem se vacinar.

O autônomo Gilson Marques, 55, também tirou o dia para levar a neta, Ana Clara Marques de Abreu, 11, ao posto de saúde para receber o imunizante. “Eu fiquei sabendo da campanha pela TV e quis vir logo no primeiro dia. Já tive dengue e sei bem como é”, diz ele.

Para se vacinar, a criança deve estar acompanhada pelo responsável e apresentar documento original com foto, carteira de vacinação e comprovante de residência. A reportagem observou que algumas crianças não puderam ser imunizadas por causa da documentação incompleta.

A dona de casa Hilda Ferreira, 72, é avó da Kyara Piovani, 11, que foi vacinada na tarde desta terça. “A dengue me assusta. A filha de uma amiga está internada com dengue grave”, relata. “Tomara que a vacina chegue logo para nós.”

O movimento na UBS Tranquilidade foi mais intenso no final da manhã. Até às 13h30, 29 crianças haviam sido vacinadas. Até o momento, o município registra 3.128 casos confirmados da doença e a morte de uma mulher de 104 anos.

SERVIÇO

As doses do imunizante Qdenga estão disponíveis em UBSs e no Ambulatório da Criança e do Adolescente.

Regiões

Centro: Tranquilidade, São Rafael, Cavadas, Flor da Montanha, Cecap e o Ambulatório da Criança e do Adolescente.

Cantareira: Continental, Paulista, Cidade Martins, Belvedere, Rosa de França, Jovaia e Recreio São Jorge.

São João/Bonsucesso: Seródio, Marinópolis, Ponte Alta, Nova Bonsucesso e Carmela.

Pimentas/Cumbica: Dinamarca, Cumbica (Mario Macca), Nova Cumbica, Uirapuru, Jurema, Normandia e Pimentas.

Horário

Das 8h às 16h, exceto nas UBS Cecap, Tranquilidade, Paulista e Flor da Montanha e no Ambulatório da Criança e do Adolescente, que atenderão pacientes até às 18h.

PATRÍCIA PASQUINI / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS