SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um guindaste de construção caiu sobre um prédio de escritórios durante a passagem do furacão Milton na Flórida, nesta quarta-feira (10).
O guindaste estava sendo usado para construir um edifício luxuoso de 46 andares, ao lado do complexo atingido. A construção está prevista para ser o arranha-céu mais alto de São Petersburgo, segundo informações do The New York Times.
O equipamento, no entanto, não suportou a força dos ventos da tempestade. Uma grande parte do topo do guindaste atingiu a lateral do prédio comercial, que abriga empresas, incluindo o jornal Tampa Bay Times.
A queda deixou um enorme buraco na estrutura. Imagens mostram o metal retorcido e destroços do desabamento espalhados pela rua. Um vizinho da região, Michael Kotler, relatou ao NYT ter ouvido um barulho que acreditava ter sido um estrondo de sacudiu o solo, mas não sabia do que se tratava.
Autoridades da cidade disseram que ninguém ficou ferido com o acidente. O Tampa Bay Times também contou que nenhum funcionário estava na redação no momento do incidente.
RASTRO DE DESTRUIÇÃO
O furacão Milton tocou o solo na Flórida por volta das 20h30 (no horário local; 21h30, no horário de Brasília). Ele é considerado um dos mais perigosos dos últimos tempos por autoridades americanas.
Pelo menos quatro mortes ocorreram em casas de repouso em Saint Lucie. A área foi atingida por tornados, segundo o canal CNN. Vários idosos que estavam em duas casas de repouso diferentes também foram levados a hospitais.
Teto de estádio que seria usado como abrigo foi arrancado pelos ventos. Em St. Petersburg, o Tropicana Field, estádio de baseball, ficou parcialmente destruído. Ninguém ficou ferido. No começo da semana, o governador da Flórida, Ron DeSantis, afirmou que o local seria usado para abrigar 10 mil pessoas durante a limpeza dos escombros na região. Agora, autoridades orientam que a área seja evitada.
Cidade teve o fornecimento de água interrompido. Não há previsão de normalização. Também em St. Petersburg, o rompimento na tubulação de água forçou a parada do abastecimento de água potável, conforme a rede notícia CBS.
“A paralisação temporária deve durar até que os reparos necessários possam ser concluídos”. O fechamento das adutoras em toda a cidade começou à 00h desta quarta-feira (no horário local; 01h da manhã, no horário de Brasília), afirmou o comunicado enviado à imprensa norte-americana.
Mais de 3,2 milhões de clientes na Flórida estão sem energia. A plataforma PowerOutage.us mostra que Tampa e St. Petersburg já registram chuvas intensas e ventos fortes com aproximação de Milton.
Centros de evacuação em Sarasota estão lotados. Quase 10 mil pessoas e 1.700 animais de estimação estavam em abrigos na cidade com 57 mil habitantes. Esse seria o maior número já registrado durante uma evacuação, disseram autoridades de gerenciamento de emergência à rede de TV NBC News.
Tornados deixaram pessoas soterradas em Palm Beach. Segundo o serviço de resgate do condado, ao menos cinco pessoas foram hospitalizadas após fortes ventos derrubarem construções e virarem veículos na região.
Redação / Folhapress