SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um guindaste pegou fogo e despencou a dezenas de metros de altura nesta quarta-feira (26) em Nova York, nos Estados Unidos. Quatro civis e dois bombeiros ficaram feridos, segundo o prefeito Eric Adams.
O incidente ocorreu às 7h30 no horário local (8h30 em Brasília) no bairro de Hells Kitchen, em Manhattan. Ainda não se sabe o que provocou o incêndio, e autoridades pediram para que as pessoas evitem a área.
Vídeos publicados nas redes sociais mostram a cabine do guindaste em chamas e uma densa coluna de fumaça preta. A parte superior da estrutura quebrou e atingiu a fachada de um prédio de mais de 20 andares antes de cair. Vidros e outros detritos ficaram espalhados pela rua.
“Esta é uma boa manhã. [O incidente] poderia ter sido muito pior”, disse Joseph W. Pfeifer, vice-comissário do Corpo de Bombeiros, segundo o New York Times. Ele disse que mais de 200 bombeiros e outros socorristas atuavam no local. Um helicóptero do Departamento de Polícia também foi mobilizado.
Os bombeiros afirmaram que o guindaste tentava levantar 16 toneladas de concreto. O operador do equipamento, que não se feriu, tentou apagar o fogo com um extintor antes de sair da cabine, disseram as autoridades. O calor, porém, enfraqueceu um cabo que ajudava a sustentar o braço da estrutura, aparentemente fazendo com que ela se dobrasse.
O prefeito Adams elogiou o trabalho dos bombeiros. “Eles fizeram a avaliação correta do incêndio e criaram [a solução certa]”, afirmou.
Redação / Folhapress