RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Haddad tem reunião com Lula em meio à crise na Petrobras

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne na tarde desta segunda-feira (8) com o ministro Fernando Haddad (Fazenda), em meio à crise na Petrobras.

O encontro está previsto na agenda oficial das autoridades para às 18h no Palácio do Planalto. O ministro era esperado na manhã desta segunda no Rumos 2024, evento virtual promovido pelo jornal Valor Econômico em São Palo, mas foi cancelou sua presença.

Haddad iria presencialmente à abertura do evento, mas mudou de planos após ser convocado pelo presidente para reunião no Palácio da Alvorada na noite de domingo (7). Na pauta, sucessão da Petrobras.

O ministro escalou seu secretário-executivo, Dario Durigan, para participar do evento.

Ele deixou São Paulo no fim da tarde, mas o encontro com Lula não ocorreu. Embora não confirmada pela assessoria do presidente, a reunião estava prevista para as 20h e acabou cancelada. A causa seria a contrariedade de Lula com vazamento da agenda extraoficial.

A expectativa era que Haddad intercedesse em favor da permanência de Jean Paul Prates na presidência da Petrobras, sob argumento de que não haveria motivos técnicos para sua demissão.

A crise na companhia expôs falta de coordenação no governo Lula 3 e acirrou intrigas e atritos na Esplanada. Apontada por aliados do presidente como um momento difícil do terceiro mandato de Lula, a semana passada foi marcada por desconfiança entre os principais ministros do governo.

A tensão toma conta da equipe do presidente em meio à tentativa do governo de reverter a tendência de queda na sua aprovação, buscando soluções para ajustar uma comunicação criticada e pressionando ministros pela entrega de resultados.

No caso da Petrobras, a crise ganhou novos contornos com a decisão de não pagar dividendos extraordinários aos seus acionistas, num movimento que desagradou mercado e contrariou o Prates. Haddad concordou com o presidente da Petrobras, mas foi voto vencido.

Do outro lado, estavam o ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Rui Costa.

Rumores envolvendo a demissão de Prates ganharam força após entrevista à Folha do ministro de Minas que admitiu haver conflito entre o seu papel e o do presidente da empresa.

Silveira foi questionado e evitou avaliar se Jean Paul Prates estaria fazendo um bom trabalho. “A avaliação da gestão do presidente da Petrobras eu deixo a cargo do presidente da República”, afirmou.

O DESGASTE DE PRATES NA PETROBRAS

21.nov.23: Funcionários da Petrobras dizem que estatal sofre pressões de políticos que buscam poder

22.nov.23: Planalto vê Prates fragilizado na Petrobras, mas descarta saída em 2023

24.nov.23: ‘Em nenhum momento me senti ameaçado’, diz presidente da Petrobras sobre pressões

30.jan.24 – Em evento em Nova York, Petrobras sinaliza a investidores “retornos consistentes”, com dividendos como importante proposição de valor para acionistas

28.fev.24 – Em entrevista à Bloomberg, presidente da estatal disse que a empresa seria mais “cautelosa” na distribuição de dividendos para investir em transição energética

7.mar.24 – Ao divulgar balanço, empresa anuncia decisão de reter dividendos extraordinários sobre o lucro de 2023 sob orientação do governo

11.mar.24 – Antes de reunião com direção da companhia, Lula critica “choradeira do mercado” e diz que empresa não pode pensar só no acionista

13.mar.24: Prates diz que orientação para reter dividendos da Petrobras veio do governo

14.mar.24: A associação de investidores Amec vê ruídos na gestão da Petrobras e cobra CVM

18.mar.24: Ministério Público pede que TCU apure possível interferência da gestão Lula na Petrobras

20.mar.24: Fazenda insiste com Lula por aval a dividendo extra da Petrobras, diz agência de notícias

22.mar.24: Petrobras confirma retenção de dividendos e propõe destinar R$ 633 mi a pesquisa

3.abr.24: em entrevista à Folha, Silveira reconhece conflito com presidente da Petrobras e diz não abrir mão de autoridade

3.abr.24: Prates se irrita e pede conversa definitiva com Lula

5.abr.24: Cúpula da Petrobras vê crise fabricada para minar confiança de Lula em Prates

6. abr.24: Petrobras nega ter discutido dividendos após Prates faltar a reunião do conselho

6.abr.24: Lula recebe sindicalistas e discute ‘papel social’ da Petrobras no meio da crise

7.abr.24: Lula convoca ministros para reunião sobre a petroleira

CATIA SEABRA / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS