Holanda vira no fim, elimina Turquia e volta à semi da Euro após 20 anos

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A Holanda venceu a Turquia por 2 a 1, de virada, e garantiu vaga para enfrentar a Inglaterra na semifinal da Eurocopa. A partida aconteceu no Estádio Olímpico de Berlim neste sábado (6).

Zagueiros goleadores e ajuda contra. Akayadin fez primeiro para os turcos e, no segundo tempo, De Vrij empatou para os holandeses. Gakpo participou do gol da virada, mas a arbitragem validou como contra de Muldur.

A campeã da Euro de 1988 volta a uma semifinal após 20 anos. A atual campanha holandesa superou fiascos recentes e se torna a melhor das últimas quatro edições.

Na próxima quarta (10), às 16h, a Holanda enfrentará a Inglaterra, que eliminou a Suíça nos pênaltis. Espanha e França jogam a semifinal do outro lado da chave na terça (9), também às 16h.

Como foi o jogo

Os holandeses demonstraram ansiedade no início da partida e tiveram suas principais chances de gol anuladas por impedimento. Gakpo, artilheiro da equipe até o momento, ficou em posição irregular duas vezes com menos de 15 minutos.

A Turquia soube administrar a pressão inicial e aos poucos também encontrou espaço para atacar. Empurrada pelos cantos da torcida, a seleção turca aumentou a posse de bola e equilibrou as chances.

Enquanto a Holanda finalizava mal, os turcos criaram coragem para avançar ao ataque até abrir o marcador aos 35 minutos com Akaydin em assistência de Güler. A posse de bola laranja passou a ser silenciada por vaias da torcida adversária ecoando pelo estádio.

Jogando pelo tudo ou nada, Ronald Koeman trocou um atacante de lado por um centroavante no intervalo e preencheu a área. Os holandeses melhoraram e empataram em lance de bola parada com De Vrij, aos 25 minutos. Destaque para a boa atuação de Weghorst, que saiu do banco e esquentou o jogo.

A virada aconteceu pouco mais de cinco minutos depois do gol de empate contando com um pouco de sorte. Dumfries achou cruzamento e Gakpo acreditou no lance até empurrar para as redes de mal jeito, contando com toque contra da zaga turca.

Lances de destaque

Turquia na frente. Aos 34 minutos do primeiro tempo, Arda Güler dominou fora da área o rebote do escanteio. O jovem do Real Madrid cruzou buscando a segunda trave e Akaydin apareceu no tumulto para cabecear para o fundo do gol.

Chegou atrasado. Aos 6 minutos do segundo tempo, Weghorst foi acionado dentro da área e deu passe para o lado. Depay se esticou mas não alcançou a bola, que saiu pela linha de fundo. Weghorst parecia no limite da linha do impedimento.

Na trave! Com 10 minutos, Arda Güler colocou efeito na bola em cobrança de falta. A finalização é baixa e pega curva, mas explode na direita do gol e sai em linha de fundo.

Defende Verbuggen. Aos 19 minutos, cobrança de escanteio turca sobrou na intermediária e Yildiz finalizou com direção certa. O goleiro holandês espalmou, e Weghorst tirou de vez.

Holanda empata. A pressão holandesa rendeu cobrança de escanteio aos 24 minutos do segundo tempo. Depay cobrou rasteiro, recebeu de volta e cruzou para o meio da área. De Vrij apareceu no alto para cabecear firme.

Gol da virada. Aos 30 minutos, a Holanda cruzou mais uma bola rasteira para a área com Dumfries. Gakpo, artilheiro da competição, disputou com o defensor turco Muldur e empurrou para o gol com último toque do zagueiro.

FICHA TÉCNICA

Holanda 2 x 1 Turquia

Eurocopa, quartas de final

Data e horário: 6 de julho de 2024, às 16h (de Brasília)

Local: Estádio Olímpico de Berlim (ALE)

Árbitro: Clément Turpin (FRA)

VAR: Jérome Brisard (FRA)

Cartões amarelos: Xavi Simons, Aké, Vin Dijk (HOL)

Gol: Akaydin (TUR); De Vrij, Muldur (contra) (HOL)

Holanda: Verbruggen; Dumfries, De Vrij, Van Dijk e Aké (Van de Ven); Schouten, Reijnders (Veerman) e Simons (Zirkzee); Bergwijn (Weghorst), Gakpo e Depay (Frimpong). Técnico: Ronald Koeman

Turquia: Günok; Ayhan (Kiliçsoy), Akaydin (Toksu) e Bardakci; Müldür (Celik), Özcan (Yokuslu), Çalhanoglu e Kadioglu; Yildiz (Akturkoglu), Yilmaz e Güler. Técnico: Vincenzo Montella

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS