SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um homem armado com uma faca feriu várias pessoas nesta sexta-feira (31), durante um evento na cidade de Mannheim, no oeste da Alemanha.
Conhecido ativista anti-islã está entre os feridos. Michael Stürzenberger, 59, do Movimento Cidadão Pax Europa, cujo objetivo é denunciar “os perigos da influência do islã político nas sociedades democráticas da Alemanha e da Europa”, se preparava para discursar em reunião numa praça da cidade.
Imagens fortes que circulam nas redes sociais mostram momento em que o agressor desfere facadas nas pessoas que tentavam contê-lo. Os feridos são voluntários do movimento, além de um policial que levou facadas nas costas e no pescoço.
Agressor foi baleado pela polícia. O ataque aconteceu pouco depois das 11h35 (horário local, 6h35 em Brasília).
Vários dos feridos estão em estado grave. “Socorristas, serviços de emergência e um helicóptero de resgate foram mobilizados”, informou a polícia.
O chefe de governo alemão, Olaf Scholz, prestou solidariedade às vítimas. A violência é absolutamente inaceitável em nossa democracia. O autor deve ser punido severamente”, escreveu Scholz na rede social X (antigo Twitter).
O prefeito de Mannheim, Christian Sprecht, disse que ficou “sem palavras” após o ataque. Ele pediu às pessoas que não especulassem sobre os motivos por trás do ataque antes de a investigação avançar.
Stürzenberger foi porta-voz do partido conservador bávaro CSU em Munique. Atualmente, ele está ativamente envolvido em diversas organizações próximas à extrema direita.
Redação / Folhapress