RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Homem atropela multidão em rua de Nova Orleans e mata pelo menos 10

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um homem jogou um carro contra uma multidão nesta quarta-feira (1º) em uma rua turística de Nova Orleans, nos Estados Unidos, matando pelo menos 10 pessoas e ferindo outras 30 nas primeiras horas do ano novo, segundo autoridades locais.

O ataque aconteceu por volta das três da manhã do horário local. Segundo a polícia, o homem acelerou uma caminhonete contra pessoas que celebravam a virada do ano na Bourbon Street, famosa rua do chamado Bairro Francês, uma das principais atrações turísticas da cidade.

Depois de atropelar a multidão, o motorista desceu do veículo disparando uma arma de fogo, com policiais atirando de volta —por causa das celebrações de ano novo, mais de 300 policiais estavam patrulhando a cidade no momento do ataque. A prefeitura de Nova Orleans confirmou 10 mortes e disse que as 30 pessoas feridas foram levadas para cinco hospitais da região.

Policiais ouvidos pela imprensa americana sob condição de anonimato disseram que o homem foi morto após trocar tiros com agentes.

A chefe da polícia de Nova Orleans, Anne Kirkpatrick, disse que o homem atingiu dois agentes ao sair do veículo e que estava “completamente determinado a causar a carnificina e destruição que causou”. Os policiais estão em condição estável, mas as autoridades não informaram oficialmente se o suspeito foi morto.

“Esse homem estava tentando atropelar o maior número de pessoas possível”, afirmou Kirkpatrick. “Foi um ato deliberado e intencional”. Segundo ela, o FBI, a polícia federal americana, vai liderar as investigações.

A prefeita LaToya Cantrell chamou o ocorrido de um ataque terrorista, e o FBI afirma ter encontrado explosivos improvisados no carro utilizado pelo suspeito. A agência anunciou que vai investigar o caso como terrorismo.

O governador da Louisiana, o republicano Jeff Landry, disse em uma publicação no X que “um terrível ato de violência aconteceu na Bourbon Street nesta manhã”, pedindo que as pessoas evitem a região. Já a Casa Branca disse em nota que o presidente Joe Biden foi informado do ataque e está em contato com as autoridades locais.

Kirkpatrick disse ainda que a maioria das vítimas no ataque era residente de Nova Orleans, e não turistas. A economia da cidade depende do turismo, motivado pela história da região como berço do jazz e pelas celebrações de carnaval. Além disso, Nova Orleans é conhecida por organizar grandes eventos —o Super Bowl, final da temporada de futebol americano e um dos maiores eventos esportivos do mundo, está marcado para acontecer lá em fevereiro.

Incidentes semelhantes já atingiram a cidade no passado. Em novembro de 2024, duas pessoas morreram e 10 ficaram feridas em um tiroteio durante um desfile. Já em fevereiro de 2017, um homem atingiu uma multidão de turistas com uma caminhonete, ferindo mais de 20 pessoas. Segundo a polícia, ele teria usado uma alta quantidade de drogas.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS