RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Um grupo de homens vestidos de preto armados foram flagrados circulando na comunidade da Muzema, na zona oeste do Rio de Janeiro, na manhã deste sábado (19).
Câmeras de segurança registraram o momento em que mais de 20 homens aparecem, alguns deles com rosto coberto, andando com fuzis e pistolas. As imagens mostram ainda quando o grupo armado passa em meio a moradores.
Pessoas que vivem na região afirmam que os suspeitos seriam milicianos que tentam retomar o controle do local, atualmente dominado pelo Comando Vermelho.
O flagrante ocorre um dia após o governo do estado reforçar o policiamento depois de recentes ataques a ônibus na região.
Nas redes sociais, há relatos de invasão dos suspeitos em estabelecimentos da comunidade para extorquir comerciantes e pegar alimentos.
A Polícia Militar disse que as imagens estão sendo analisadas pelo setor de inteligência da corporação. Afirmou ainda que não há registros de confrontos até a tarde deste sábado, e que a região está com o policiamento reforçado.
A PM afirmou ainda que, nesta semana, foram apreendidos um fuzil, uma escopeta, duas pistolas, 26 artefatos explosivos e munição na comunidade.
Na quarta-feira (16), agentes do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) fizeram uma operação na Tijuquinha, comunidade próxima, para evitar um confronto entre milicianos e traficantes do Comando Vermelho. Não houve feridos nem prisões durante a ação.
Para tentar dificultar a entrada dos policiais na região, suspeitos usaram nove ônibus para obstruir a estrada do Itanhangá, que dá acesso à comunidade.
Na quinta (17), mais cinco ônibus foram usados como barricadas na Muzema, e também nos bairros da Pavuna e Costa Barros, na zona norte.
Após os ataques, o governo do estado determinou o reforço do policiamento na região, a partir desta sexta (18). Foram empenhados 48 policiais, 10 viaturas e 16 motocicletas do Batalhão Tático de Motociclistas.
ALÉXIA SOUSA / Folhapress