RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Hospitais da rede SUS de BH suspendem cirurgias ortopédicas eletivas para atender casos de urgência

BELO HORIZONTE, MG (FOLHAPRESS) – A Prefeitura de Belo Horizonte encaminhou um ofício aos hospitais da rede SUS (Sistema Único de Saúde) no município para que suspendam as cirurgias ortopédicas eletivas agendadas entre a última quarta-feira (22) e o dia 5 de fevereiro.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirma que a medida foi tomada em razão da grande demanda por cirurgias de urgência, a maioria de pacientes envolvidos em acidentes de trânsito e quedas. Segundo a prefeitura, em média 100 pacientes buscam um leito ortopédico de urgência na cidade a cada dia.

A alta demanda de cirurgias ortopédicas de urgência neste mês chegou a levar o Hospital Risoleta Neves a interromper o atendimento de pacientes em menor urgência. A unidade voltou a recebê-los nesta quinta, com a transferência de pacientes e a ordem para cancelar cirurgias eletivas.

A reportagem procurou as unidades que atuam com cirurgia ortopédica no município. Até a publicação da reportagem, cinco responderam.

O Hospital Evangélico de Belo Horizonte disse que ampliou a oferta de cirurgias de urgência. Afirmou também que tem 60 cirurgias ortopédicas eletivas agendadas e que o prazo para que elas sejam feitas é de até 90 dias, conforme outra norma da prefeitura.

O Hospital da Baleia afirmou que havia 28 cirurgias agendadas e que seis delas foram canceladas, sendo substituídas pela mesma quantidade de procedimentos de urgência. “Todas as cirurgias serão canceladas somente mediante a marcação de uma de urgência que as substituam”, disse, em nota

O Hospital das Clínicas da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) confirmou ter recebido o ofício na quarta (22) e disse que ainda não há um levantamento das cirurgias eletivas que seriam realizadas e tiveram que ser adiadas.

A Santa Casa de BH afirmou que adota as medidas emergenciais solicitadas pelo município e que as internações para procedimentos eletivos ortopédicos estão sendo reavaliadas em conjunto com a Secretaria de Saúde.

A Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), mantenedora do Hospital Universitário Ciências Médicas de Minas Gerais (HUCM-MG), disse que recebeu a solicitação da Secretaria de Saúde e tratou a situação como de exceção.

ARTUR BÚRIGO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS