RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

ICMBio anuncia reformas de acessibilidade no Cristo Redentor após morte de turista em escadaria

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRES) – O ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) anunciou nesta quinta-feira (20) que fará reformas nos acessos ao monumento do Cristo Redentor, no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro.

O órgão federal compartilha a administração do monumento com a Arquidiocese do Rio. A relação é marcada por discussões. As empresas Trem do Corcovado, Paineiras-Corcovado e Dedica Saúde também atuam no transporte e atendimento no local.

No último domingo (16), o turista gaúcho Jorge Alex Duarte, 54, passou mal e morreu nas escadarias do Cristo. Ele teve uma morte súbita no acesso que leva ao monumento, segundo atendimento do Samu. A Polícia Civil investiga o caso.

No dia seguinte, segunda-feira (17), a secretaria estadual de Defesa do Consumidor e o Procon-RJ interditaram os acessos durante fiscalização. Bilheteria de vans e trens foram interditadas após a vistoria indicar que o posto médico não funcionava de acordo com o horário de abertura e fiscalização.

O funcionamento do ponto turístico foi retomadona terça (18) mediante o cumprimento das exigências firmadas durante a elaboração de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) entre os órgãos responsáveis.

O ICMBio afirmou que gastará R$ 12 milhões para reformas de acessibilidade, fatia de um plano de investimentos de R$ 75 milhões anunciado no ano passado.

A previsão é modernizar elevadores em até dez meses, trocando os três equipamentos atuais por outros mais novos. O hall dos elevadores também será reformado, assim como a parte superior do Alto Corcovado, com a construção, em 2026, de um novo mirante e um novo espaço de alimentação, com bistrô.

O ICMBio também planeja instalar novas escadas rolantes e dois banheiros com acessibilidade, próximo às catracas de entrada.

Os projetos de acessibilidade precisam de aprovação do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

A execução da obra será por fases, segundo o ICMBio. A primeira, já em andamento, deve renovar a acessibilidade em até dois anos. O órgão afirmou que a reforma será interrompida no verão, entre de dezembro de 2025 a fevereiro de 2026, por ser o período de maior movimentação turística.

A expectativa é que a parte superior do Alto Corcovado esteja reformada no verão de 2026.

Sobre a permanência médica no ponto turístico, o ICMBio disse que mantém desde o início da semana uma ambulância com médico e enfermeiro para atender visitantes, das 7h às 19h.

O turista gaúcho passou mal às 7h39, e o Samu chegou às 8h13, mas a vítima não resistiu e morreu. De acordo com a Arquidiocese do Santuário do Cristo Redentor, uma das empresas que gerem o monumento, o posto médico de saúde do local, administrado pela concessionária Trem do Corcovado, estava fechado quando o turista passou mal.

Em nota, a concessionária Trem do Corcovado, que leva visitantes ao alto do morro, afirmou que possui uma enfermaria equipada para primeiros socorros e disse que os socorristas chegaram com um desfibrilador no mesmo instante.

Imagens do circuito de monitoramento do Cristo registraram quando o turista Jorge Alex Duarte caiu repentinamente nas escadarias de acesso ao monumento. Ele estava acompanhado do filho e da nora.

Na terça (19), um turista dinamarquês que fazia trilha na estrada do Corcovado, passou mal e foi atendido pela nova ambulância presente no local.

YURI EIRAS / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS