RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Ilhas no Japão entram em alerta após mais de mil terremotos em duas semanas

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O arquipélago de Tokara, no sul do Japão, entrou em alerta após registrar mais de mil terremotos em duas semanas.

Tremores sequenciais – que chegaram a 1.050 – começaram em 21 de junho. O governo tem incluído na conta todos aqueles tremores de magnitude 1 ou superior, e nenhum dano grande foi causado até o momento.

Um tremor maior, de magnitude 5.5, causou a evacuação de casas nesta quarta-feira (02). Moradores da pequena ilha de Akuseki, com 89 pessoas, foram orientados a deixarem suas residências e se concentrarem em um playground da escola local, considerado um ponto seguro.

Não há alerta de tsunami ativo até agora. O tremor mais forte dessa sequência, que aconteceu nesta quarta, teve profundidade de 20 quilômetros e foi o maior que já atingiu a região da Vila de Toshima, que abrange o arquipélago.

Ainda assim, a prefeitura vai ajudar moradores que quiserem sair da ilha. À agência de notícias NHK, o prefeito da Vila de Toshima, Genchiro Kubo, afirmou que moradores de todas as ilhas que seguem tremendo vão poder embarcar nesta sexta-feira (04) de manhã (nesta quinta-feira (03) à noite, no horário do Brasil) em uma barca para a casa de parentes e familiares em outras regiões.

Ninguém ficou ferido até o momento. O alerta segue em vigor porque a chuva se aproxima do arquipélago, o que, somado a tremores de maior magnitude, pode causar deslizamentos de terra.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS