MACEIÓ, AL (FOLHAPRESS) – Uma imagem histórica de Nossa Senhora das Dores, localizada na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, em Pirenópolis (GO), foi descaracterizada após passar por um processo de restauro não autorizado.
O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) informou que não autorizou a intervenção, realizada sem acompanhamento de técnico restaurador habilitado, e que está apurando o caso.
Após a intervenção, a imagem ganhou um tom mais avermelhado nas bochechas e nos lábios. As lágrimas no rosto também ficaram menos destacadas.
O órgão ressaltou que já havia realizado uma vistoria na igreja em março e não foi informado sobre a necessidade de restauro da imagem.
A Diocese de Anápolis, responsável pela imagem, disse que colocou a peça à disposição do Iphan para que sejam realizados os devidos esclarecimentos e análises técnicas.
A diocese também reafirmou seu compromisso com a preservação do patrimônio histórico, artístico e religioso.
De acordo com o Iphan, as reclamações foram recebidas no dia 4 de abril. O órgão solicitou esclarecimentos aos gestores da igreja e um cronograma para a restauração da imagem, para reverter os danos.
Na segunda-feira (7), o Iphan enviou uma equipe técnica ao local para apurar o ocorrido. A análise ainda não foi concluída. O órgão salientou que a igreja e seu acervo são tombados individualmente pelo órgão.
JOSUÉ SEIXAS / Folhapress
