SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Inglaterra e Eslovênia não saíram do 0 a 0, nesta terça-feira (25), no RheinEnergieStadion, pela última rodada da fase de grupos da Eurocopa.
A partida foi de poucas chances. Apesar de ter mais a posse de bola, a Inglaterra viu seus principais astros fazerem um jogo apagado e quase não assustou. No primeiro tempo, os ingleses tiveram um golaço marcado por Saka anulado.
O resultado, no entanto, não atrapalhou a campanha inglesa. Com cinco pontos, a seleção comandada por Gareth Southgate fechou a primeira fase na liderança do grupo C e está nas oitavas de final.
A Eslovênia também garantiu vaga na próxima fase da competição. Os eslovenos fecharam a primeira parte do torneio com três pontos, no terceiro lugar da chave, mas já estão entre os quatro melhores terceiros colocados dos seis grupos, superando as campanhas de Hungria e Croácia, que já realizaram os três jogos.
Dinamarca e Sérvia também ficaram no 0 a 0 no outro jogo do grupo. Com isso, os dinamarqueses fecharam a primeira fase na segunda colocação, e os sérvios acabaram eliminados.
A Eslovênia só não ficou no segundo lugar do grupo por um motivo inusitado. A seleção teve campanha idêntica à da Dinamarca (pontos, saldo de gols, confronto direto, gols marcados, gols sofridos, cartões amarelos e cartões vermelhos). Por isso, o critério para definir o segundo e terceiro colocado na chave foi a campanha nas Eliminatórias para a Eurocopa, com os dinamarqueses ficando em vantagem. Curiosamente, as duas seleções estavam no mesmo grupo, somaram os mesmos 22 pontos, mas a Dinamarca ficou à frente pelos confrontos diretos (2 a 1 e 1 a 1).
COMO FOI O JOGO
O primeiro tempo foi de muito equilíbrio e teve gol inglês anulado. A Inglaterra não teve vida fácil na etapa inicial. A Eslovênia dificultou a armação das jogadas e quase não permitiu finalizações. Na primeira chegada de perigo, o time inglês até abriu o placar, mas o gol de Saka foi anulado por impedimento de Foden. Com o tento anulado, o primeiro chute inglês na direção do gol saiu apenas depois dos 30 minutos, mas nada que tenha sido suficiente para superar Oblak e o forte bloqueio esloveno.
O segundo tempo teve atacante virando herói na defesa. Assim como a etapa inicial, a segunda metade do jogo teve raras chances de gol. Na melhor delas, o atacante Sesko, da Eslovênia, evitou o que seria um gol de Stones já em cima da linha. Os ingleses até tentaram uma pressão nos minutos finais, mas que foi em vão devido aos erros de finalização. Os eslovenos se fecharam e seguraram o resultado favorável à classificação.
LANCES IMPORTANTES
Golaço anulado. A Inglaterra até abriu o placar aos 19 minutos, mas o gol foi anulado. Trippier serviu Rice que, de primeira, deixou Foden com espaço dentro da área. O atacante só rolou para Saka completar para as redes. Foden, no entanto, estava impedido.
Oblak evita gol de falta. Foden quase abriu o placar para a Inglaterra em cobrança de falta próxima à área. O camisa 11 bateu colocado no ângulo esquerdo do goleiro Oblak, que foi rápido e conseguiu fazer a defesa.
Passou por todo mundo. Na reta final do primeiro tempo, Trippier lançou bola na área, Gallagher se esticou e não alcançou. Na segunda trave, Kane também se jogou, mas não conseguiu completar para o gol.
Salvou em cima da linha. Em lance de bola aérea, Stones conseguiu cabecear para o gol, mas Sesko, que é atacante, salvou a Eslovênia em cima da linha.
Estádio: RheinEnergieStadion, em Colônia (ALE)
Árbitro: Clement Turpin (FRA)
Assistentes: Nicolas Danos (FRA) and Benjamin Pages (FRA)
VAR: Jérôme Brisard (FRA)
Cartões amarelos: Trippier, Guéhi, Foden (ING), Janza, Bijol (ESL)
INGLATERRA
Pickford; Walker, Stones, Guéhi e Trippier (Alexander-Arnold); Rice, Gallagher (Mainoo) e Bellingham; Foden (Gordon), Saka (Palmer) e Kane. T.: Gareth Southgate
ESLOVÊNIA
Oblak; Karnicnik, Drkusic, Bijol e Zanja (Balkovec); Cerin, Stojanovic, Mlakar (Stankovic) e Elsnik; Sporar (Celar) e Sesko (licic). T.: Matjaz Kek
RENAN LISKAI / Folhapress