RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Inmet emite alerta de grande perigo para chuvas no RJ, ES e MG

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na noite deste sábado (13), um alerta de “grande perigo” referente à quantidade de chuvas em três estados. O alerta vale até 10h do domingo (14) para trechos do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

Conforme o órgão, o aviso é para o acumulado de chuvas superior a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia. Nesse caso, há grande risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas em cidades com áreas de risco.

As áreas mais afetadas são a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o norte, centro e noroeste fluminenses e as Baixadas, assim como o sul do Espírito Santo e a Zona da Mata, em Minas Gerais. No total, 63 municípios estão na área que receberam o alerta.

A orientação do Instituto aos moradores desses locais é que desliguem os aparelhos elétricos e quadro geral de energia, observem alterações nas encostas e permaneçam em local abrigado.

O Inmet pede ainda que, em caso de inundação, que moradores protejam os pertences da água envoltos em sacos plásticos e que busquem mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Parte de Minas, do Amazonas, Pará, norte do Maranhão, do extremo norte do Tocantins, sudeste de Goiás e Amapá estão em área “laranja”, considerada de “perigo” para o Instituto. Nesses casos, o acumulado de chuvas pode chegar a 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, com ventos intensos e riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A instrução aos moradores das áreas afetadas é que não se abriguem debaixo de árvores, uma vez que há risco de queda e descargas elétricas, e que não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Aparelhos elétricos e o quadro geral de energia também podem ser desligados.

Já a maior parte dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Rondônia, Acre, Maranhão e Tocantins estão em área de “perigo potencial”, com chuvas intensas, entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O alerta dura até as 10h do domingo (14), mas pode ser prolongado, a depender das condições climáticas.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS