SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Inmet (Instituto de Meteorologia) emitiu alertas para uma tempestade que deve atingir o Rio Grande do Sul entre esta quarta-feira (21) e quinta.
Inmet publicou um alerta amarelo para esta quarta-feira. Até às 21h, o estado deve ser atingido por uma tempestade de “perigo potencial” e está sujeito a queda de granizo. Nestas situações, o acumulado de chuva chega a 50 mm por dia e os ventos variam entre 40 e 60 km/h.
Alerta laranja entra em vigor durante a noite. O segundo aviso estará em vigor entre 21h de hoje e 10h de amanhã, quando a intensidade das chuvas pode aumentar para 100 mm no dia. Os ventos também serão mais intensos, variando de 60 a 100 km/h, e pode haver queda de granizo.
Tempestade atingirá o sul do RS e a região metropolitana de Porto Alegre. O Inmet informou que a chuva cairá nas áreas sudoeste, sudeste, centro ocidental e centro oriental do estado, além da região Metropolitana de Porto Alegre.
Há risco de corte de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos. O instituto recomenda que a população não se abrigue debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Durante o período de alerta laranja, é recomendável desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Mais informações podem ser obtidas com a Defesa Civil (telefone 199) e Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Redação / Folhapress