Irmão de Bolsonaro perde eleição em Registro (SP)

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Renato Bolsonaro (PL), irmão do ex-presidente Jair Bolsonaro, não conseguiu se eleger a prefeito de Registro (SP), principal cidade do Vale do Ribeira.

A cidade do interior paulista elegeu o ex-prefeito e ex-deputado federal Samuel Moreira (PSD), com 55,73% (18.143 votos). Renato Bolsonaro foi o segundo colocado, com 29,82% das urnas (9.708 votos).

Na terceira posição, vem Sandra Kennedy (PT), cuja candidatura foi anulada sub judice. Ela recebeu 4.702 votos, 14,44% do total.

Apesar da notoriedade trazida pelo apoio do irmão ex-presidente e do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), a campanha de Renato Bolsonaro foi tida como pouco promissora no município do sul de São Paulo, que fica região mais pobre do estado, base da família Bolsonaro.

Os pais de Jair e Renato se instalaram ali nos anos 1960, e até hoje a maioria dos seus descendentes vive e tem negócios e propriedades em cidades vizinhas a Registro.

Mais novo que Jair (69 anos), Renato, 60, é um dos cinco irmãos do ex-presidente. Ambos são capitães reformados do Exército, mas, no campo eleitoral, um abismo os separa.

Jair ganhou 8 das 9 eleições que disputou –sua única derrota foi em 2022. Renato, ao contrário, é ruim de voto: nas 9 já disputadas (para vereador, prefeito ou deputado federal), perdeu 8 e ganhou só uma, para vereador, em Praia Grande, em 1996 (teve 834 votos).

O PL, mesmo partido do irmão, é o seu oitavo partido diferente. Entrou de última hora na corrida à Prefeitura de Registo, como terceira opção da sua nova sigla.

A primeira alternativa tentada por Jair Bolsonaro foi o ruralista Jeferson Magario, produtor de banana –carro-chefe da economia da região. Magario não topou.

A segunda opção do PL era o atual prefeito de Registro, Nilton Hirota. Em abril, ele trocou o PSDB pela tropa de Bolsonaro e foi lançado pré-candidato à reeleição pelo presidente do partido, Valdemar Costa Neto.

Dois meses depois, a reviravolta foi anunciada por Tarcísio em outro vídeo: entre Hirota e Renato, o governador informa que o prefeito está “gentilmente cedendo sua pré-candidatura” ao irmão do ex-presidente.

Samuel Moreira, eleito prefeito neste domingo (6), é um dos mais bem-sucedidos políticos da região. O candidato do PSD já foi prefeito por dois mandatos (de 1997 a 2004). O ex-tucano tamém foi presidente da Assembleia Legislativa (2013-2015), chefe da Casa Civil do governo Geraldo Alckmin (2016-2018) e relator da reforma da Previdência de 2019.

Vítima da debacle do PSDB, Samuel não se reelegeu deputado federal em 2022. Migrou para o PSD de Gilberto Kassab e, para tentar retornar ao cargo nesta eleição, montou uma coalizão com 11 partidos da direita à esquerda, incluindo o Republicanos de Tarcísio –e do seu candidato a vice, o vereador Fabio Tatu.

Já Renato Bolsonaro tinha apenas um outro partido em sua coligação, o Novo. Nenhum dos 13 vereadores da cidade estava com ele: 12 apoiaram Samuel, e a 13ª é Sandra Kennedy (PT), que concorreu com os dois à prefeitura. A coligação de Samuel teve 143 candidatos a vereador; a de Renato, 25.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS