RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Israel diz que ainda restam 98 reféns em Gaza

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Antes do anúncio de acordo para cessar-fogo entre Israel e Hamas, o governo israelense lembrou nesta quarta-feira (15) que restam ainda 98 reféns na Faixa de Gaza.

”Não os abraçamos há 467 dias”, escreveu o governo de Israel. O país compartilhou nas redes sociais a foto dos reféns que ainda restam e afirmou que não descansará até que estejam em casa. ”98 de nossos irmãos, irmãs, filhas, filhos, mães, pais e avós”, escreveu.

Entre os reféns, estão duas crianças. Além delas, há mulheres, idosos, adolescentes e jovens. Segundo as imagens divulgadas por Israel, a maioria deles é de homens.

O acordo de cessar-fogo deixou as famílias dos 98 israelenses com uma mistura de sentimentos. Enquanto os negociadores selam o pacto, familiares relatam sentir esperança, apreensão e até raiva quando pensam na situação dos que ainda são mantidos no enclave.

Israel acredita que a maioria dos reféns estejam vivos, mas não há confirmação do Hamas. A proposta inicial compartilhada entre Israel e o Hamas pelos mediadores do Qatar previa que 33 crianças, mulheres e homens mais velhos, bem como reféns doentes e feridos, sejam liberados na primeira fase.

Em troca, centenas de prisioneiros palestinos também seriam soltos. Se tudo correr bem, os negociadores começarão a conversar sobre a libertação dos civis e soldados restantes, bem como dos corpos dos reféns mortos, como parte de um pacote de medidas para encerrar a guerra de 15 meses.

”Este é o último momento, podemos salvá-los”, disse Hadas Calderon, israelense que teve a família sequestrada, à Reuters. O marido Ofer e os filhos Sahar e Erez foram levados junto com cerca de 250 outros quando homens armados liderados pelo Hamas invadiram o sul de Israel em 7 de outubro de 2023. Crianças foram libertadas na primeira troca de reféns há dois anos e o companheiro está entre os que podem ser liberados na primeira fase do novo acordo.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS