Itaipu anuncia R$ 1,3 bilhão em investimento para Belém sediar a COP30

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O governo federal anunciou que a Itaipu Binacional investirá R$ 1,3 bilhão em Belém do Pará, que será sede da COP30, conferência do clima da ONU (Organização das Nações Unidas) em 2025.

Segundo o Executivo federal, este será o maior aporte financeiro da empresa fora de sua área de abrangência, que envolve 399 municípios do Paraná e 35 do Mato Grosso do Sul.

O financiamento será oficializado nesta segunda-feira (6) em evento com o presidente Lula (PT), o diretor-geral da Itaipu no Brasil, Enio Verri, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), e o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL).

O objetivo é investir a verba em obras de infraestrutura, como a execução de 50 km de rede coletora de esgoto, 4.800 ligações de esgoto, pavimentação de vias de acesso à COP30, entre outros.

O anúncio ocorre em meio à avaliação do governo Lula de retirar de Belém parte da COP30 e transferir uma série de reuniões e eventos da conferência para outra cidade do Brasil.

Há uma leitura de parte de auxiliares do governo de que a capacidade hoteleira e a infraestrutura necessárias na capital do Pará dificilmente ficarão prontas até novembro do próximo ano para receber um evento da magnitude da COP.

São esperados milhares de delegados e outros participantes dos 195 países signatários.

Em seu discurso, Helder Barbalho mandou recado para quem eventualmente não queira ir devido à falta de infraestrutura. “Não queremos fazer a COP como fez Dubai, com seus grandes prédios, as suas grandes avenidas. Quem queria hotel seis estrelas, hotel dos mais altos níveis globais, quem queria prédio de 50, 70 andares teve a oportunidade de viver essa experiência no ano passado, em Dubai”, disse.

E prosseguiu: “Agora quem quiser ver os grandes rios, as grades árvores e ver os povos da floresta será em Belém do Pará a COP das florestas, a maior experiência ambiental de todas as COP”.

A possibilidade em discussão por auxiliares de Lula é concentrar em Belém só uma parte da COP30, principalmente as agendas dos chefes de Estado e das principais autoridades. Os demais eventos seriam levados para outra cidade.

Segundo pessoas com conhecimento do tema disseram à reportagem, estão em discussão como sedes paralelas Rio de Janeiro e São Paulo, metrópoles com infraestrutura mais consolidada e com histórico de sediar grandes eventos. Oficialmente, o governo nega essa possibilidade.

Em 2024, a COP29 será realizada na cidade de Baku, capital do Azerbaijão.

MATHEUS TEIXEIRA / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS