RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Itamaraty condena morte do líder do Hamas e pede cessar-fogo imediato em Gaza

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O governo brasileiro condenou nesta quarta-feira (31) o ataque aéreo que horas antes matou o líder do Hamas, Ismail Haniyeh, em Teerã, a capital do Irã.

“O governo brasileiro condena veementemente o assassinato do chefe do escritório político do Hamas, Ismail Haniyeh, ocorrido hoje, 31/7, em Teerã”, diz trecho da nota divulgada pelo Itamaraty.

O comunicado segue afirmando que o Brasil repudia o “flagrante desrespeito” à soberania e à integridade territorial do Irã, em clara violação aos princípios da Carta das Nações Unidas.

Segundo o Itamaraty, atos de violência, sob qualquer motivação, “não contribuem para a busca por estabilidade e paz duradouras no Oriente Médio”.

“Tais atos dificultam ainda mais as chances de solução política para o conflito em Gaza, ao impactarem negativamente as conversações que vinham ocorrendo para um cessar-fogo e a libertação dos reféns.”

No comunicado, o Brasil pede a todos os envolvidos que ajam com máxima contenção para evitar um grande conflito na região, “que poderia resultar em muitas mortes de civis e inocentes”.

O Brasil também incentiva a comunidade internacional a fazer todos os esforços possíveis para promover o diálogo e conter o aumento das hostilidades.

“O governo brasileiro reitera que, para interromper a grave escalada de tensões no Oriente Médio, é essencial implementar cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza, em cumprimento à Resolução 2.735 do Conselho de Segurança das Nações Unidas.”

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) estava a poucos metros de Ismail Haniyeh horas antes de o líder político do Hamas ser morto. Eles estavam em Teerã para a posse do novo presidente do Irã, Masud Pezeshkian, na terça (30).

Imagens da TV Press, emissora do país persa, mostram Alckmin sentado na mesma fileira em que estava Haniyeh, a apenas três cadeiras de distância.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS