RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Jabuti é resgatado após sobreviver dez anos embaixo de piso

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um pedreiro de Itacajá, no Tocantins, viralizou nas redes sociais após encontrar um jabuti vivendo soterrado sob um piso de cerâmica. A dona da casa acredita que o animal estava lá há dez anos, desde que fez a última reforma.

Segundo a TV Anhanguera, afiliada da Globo local, o animal é da espécie Chelonoidis denticulata, mais conhecida como jabuti-tinga ou jabuti amarelo. A espécie se alimenta de insetos e consegue viver soterrada por longos períodos se tiver entrada de oxigênio e umidade no local.

Devido ao tempo que provavelmente viveu soterrado, o jabuti tem deformidades no casco, deficiência nutricional e intolerância à luz solar.

A emissora procurou Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), que se dispôs a resgatar o animal. “O Instituto Natureza do Tocantins [Naturatins] informa que o jabuti-tinga encontrado em Itacajá, após possivelmente passar anos soterrado, precisa de cuidados veterinários para avaliar sua condição de saúde e iniciar um tratamento adequado”, diz nota enviada pelo órgão.

“Até que o animal seja encaminhado, a orientação é que mantenha-o temporariamente em um ambiente seguro, com temperatura controlada e acesso à luz solar indireta. Ofereça água limpa e fresca para hidratação. A alimentação deve ser introduzida gradualmente, com frutas, verduras e folhas adequadas para a espécie.”

A dona da casa, Luiza Coelha da Cruz Aguiar, 60, afirmou ao canal que o animal não era dela. Ela acredita que ele chegou à casa ainda filhote, junto com uma carreta de cascalho que comprou para colocar nos fundos da casa.

ANAHI MARTINHO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.