SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O estilista Duran Lantink vai assumir a direção criativa da Jean Paul Gaultier, que não tem uma chefia fixa desde 2020, quando o criador que dá nome à grife a deixou. Nos últimos anos, a casa de alta-costura adotou um modelo rotativo, em que um designer convidado cuidava de cada coleção.
Em um comunicado, Gaultier disse ver em Lantink a energia e a audácia que ele tinha no começo de sua carreira, e que o estilista o sucede como novo “enfant terrible”. O mais novo, por sua vez, se disse honrado em assumir o posto, e disse que o veterano fez parte de uma geração que abriu caminhos para as próximas.
Lantink nasceu em 1988, na Holanda, e fundou sua marca em 2016, quando ficou conhecido por suas peças de upcycling, que utilizavam materiais descartados para a confecção de novas peças. Em um clipe de sua música “Pynk”, a cantora Janelle Monáe usou uma calça semelhante a uma vagina desenvolvida pelo estilista, chamando a atenção do público para a sua marca.
Lantink vai lançar sua primeira coleção “prêt-à-porter”, ou pronta para vestir peças menos exclusivas, para a Jean Paul Gaultier para a temporada Primavera/Verão 2026, que será desfilada em setembro de 2025. Ele estreia na alta-costura da marca em janeiro do ano que vem.
Redação / Folhapress