SANTOS, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O goleiro João Paulo tem perdido força nos bastidores do Santos após a queda para a série B.
João Paulo não está entre os líderes do elenco até o momento. O jogador tem sido menos ativo internamente e ainda não recebeu a faixa de capitão em jogos. Pituca recebeu a braçadeira três vezes, e Rincón, uma.
Com a chegada de 14 reforços, João Paulo se sentiu deslocado no vestiário e ainda não cativou os novos jogadores. No dia a dia, João tinha mais contato com atletas antigos, como Vladimir, Lucas Lima, Alison e, agora, Pituca.
Rincón é quem tem chamado a responsabilidade no dia a dia e ganhou o grupo por suas atitudes e postura. O venezuelano, desde o ano passado, tem se posicionado e cobrado disciplina dos companheiros.
O episódio em que João Paulo recusou a faixa de capitão no jogo contra o Fortaleza foi decisivo. O jogo decretou a queda à Série B e o episódio pegou mal na Vila Belmiro.
Na ocasião, Rincón foi substituído e João recusou a faixa. O goleiro, no entanto, retornou do intervalo com a braçadeira.
A atual diretoria do Santos não viu a situação com bons olhos e buscou um goleiro. Tadeu e Marcelo Grohe foram tentativas frustradas, mas havia a intenção de substituí-lo.
Gabriel Brazão, com 23 anos, chega buscando espaço e será observado pelo técnico Fábio Carille. Até então, o Peixe não tinha um segundo goleiro e João era titular absoluto. Brazão foi um pedido do treinador.
GABRIELA BRINO / Folhapress