Jornalista brasileiro é premiado após investigar desmatamento atrelado à cadeia da carne

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Marcel Gomes, secretário-executivo da Repórter Brasil, recebe nesta segunda-feira (29) o prêmio Goldman de Meio Ambiente de 2024, um dos principais reconhecimentos internacionais a ativistas de movimentos ambientais de base. A cerimônia de premiação acontece em San Francisco, nos Estados Unidos.

O jornalista foi escolhido por ter planejado e coordenado uma investigação, em 2021, que vinculou a carne vendida pelas empresas JBS, Marfrig e Minerva em supermercados europeus ao desmatamento ilegal na amazônia, cerrado e pantanal. O trabalho teve apoio da ONG Mighty Earth.

Os resultados dessa apuração tiveram repercussão internacional. Como consequência, naquele mesmo ano, seis grandes redes de supermercados em Bélgica, França, Holanda e Reino Unido suspenderam a venda de produtos da JBS -e, em alguns casos, qualquer produto bovino vindo do Brasil.

Concedido pela Fundação Goldman, o prêmio homenageia anualmente seis defensores ambientais de diferentes regiões do mundo. Marcel Gomes é o quinto brasileiro a receber o prêmio. Em 2023, Alessandra Munduruku foi reconhecida por sua luta contra a mineração em terras indígenas.

JÉSSICA MAES / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS