SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), votou na tarde deste domingo (27) e defendeu a postura de seu partido de declarar “neutralidade com liberdade” no segundo turno. Sarto ficou em terceiro lugar no primeiro turno. Apesar de o PDT declarar neutralidade e liberar seus filiados, o partido rachou na segunda rodada da eleição, com algumas lideranças declarando publicamente apoio a Evandro Leitão (PT) e outras a André Fernandes (PL).
“O PDT está seguindo o que foi definido pelo partido: neutralidade com liberdade. Existem pessoas do partido que apoiam uma candidatura, pessoas do mesmo partido que apoiam outra candidatura e, no meu caso, que não apoio nenhuma das candidaturas”, disse.
O prefeito votou acompanhado do ex-prefeito da capital cearense Roberto Cláudio (PDT), que declarou voto a Fernandes e participou de atos de campanha do ex-adversário.
Mais cedo, acompanhou a votação do ex-senador Tasso Jereissati (PSDB). Ele esteve ao lado de Roberto Cláudio e Capitão Wagner (União Brasil), quarto colocado no primeiro turno e que também apoiou o candidato do PL no segundo turno.
O prefeito também acompanhou a votação do ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT ).
Sarto disse ainda que espera que a cidade “saiba preservar o resultado que advém das urnas”. “É das urnas que temos que ter humildade de colher o sentimento e temos que respeitar qualquer que seja o resultado. Mesmo que não seja aquele que me seja simpático ou não. É exemplo de democracia, e democracia é para isso.”
A disputa em Fortaleza está acirrada e indefinida, com os dois candidatos empatados tecnicamente nas pesquisas de intenção de voto.
VICTORIA AZEVEDO / Folhapress