RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Justiça autoriza que vinho de Danilo Gentili volte a ser vendido

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Tribunal de Justiça de São Paulo derrubou uma decisão que impedia a comercialização do vinho Putos, lançado pelos comediantes Danilo Gentili, Diogo Portugal e Oscar Filho.

Venda estava suspensa desde dezembro. As empresas Porto a Porto e Casa Flora, responsáveis pela importação e distribuição do produto produzido em Portugal, foram condenadas por violação de marca e concorrência desleal. A decisão as fazia encerrar a distribuição do produto e destruir todo o estoque guardado.

Justiça entendeu que proibição de venda traria prejuízos à marca. O TJ reverteu a decisão da 1ª Vara Empresarial e de Conflitos de Arbitragem de São Paulo ao reconhecer que o ato traria prejuízos às empresas.

Ação foi movida por marca francesa. A ação contra o vinho brasileiro, impetrada pela Petrus, marca de Bordeaux, no sudoeste da França, tem o rótulo do produto como centro das discussões. Os advogados da vinícola justificaram que o rótulo do produto dos comediantes “desabona e satiriza a prestigiada marca de renome mundial, associando-a a uma expressão obscena”.

Importadoras afirmaram que o rótulo não poderia ser considerado uma violação da marca, que é voltada para outro público. Segundo a Porto a Porto, o rótulo do Putos é “composto de elementos originais, criativos e distintos, onde o elemento principal é a caricatura dos humoristas”, enquanto a Casa Flora destacou que o vinho brasileiro é voltado para outro público, “que nem sequer conhece a existência do Petrus, cujo acesso é limitado a um grupo muito seleto”.

Valor de uma garrafa de Petrus pode custar o preço de um carro popular. A bebida francesa é uma das mais procuradas e prestigiadas no mundo. As uvas usadas na produção são cultivadas em uma pequena área em um solo que não absorve água. Nos poucos restaurantes brasileiros que a vendem, uma garrafa pode chegar a custar mais de R$ 60 mil.

WESLEY BIÃO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS