RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Lamberto Scipioni retrata vida nos quilombos em ‘Matrizes Afro-Brasileiras’

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Nascido em Roma, mas em viagens constantes da Itália ao Brasil desde os anos 1980, o fotógrafo Lamberto Scipioni expõe parte do que registrou em suas excursões pelo país em “Matrizes Afro-Brasileiras”, em cartaz no Centro Cultural São Paulo, na capital paulista.

Inaugurada na semana passada, a exposição reúne registros feitos entre 1988 e 1989 de quilombos, tema de um projeto de Scipioni semelhante à missão de pesquisa folclórica realizada por Mário de Andrade entre os anos 1920 e 1930, pelo Norte, Nordeste e Sul do Brasil.

Ao todo, são 80 fotografias e cinco banners em tecido que representam altares, terreiros, festividades, rituais ou mesmo cenas corriqueiras, divididos em duas salas —Quilombos e Sincretismos. Há ainda um curta documental e publicações do acervo do escritor que traçam um paralelo entre sua obra e a de Scipioni.

Os locais visitados e exibidos agora na mostra são Itapecuru-Mirim (MA), Mato do Tição (MG) e Aguapé (RS), além das celebrações de São Lázaro e Omulu e da Irmandade da Boa Morte, em Salvador e Cachoeira, na Bahia.

Com curadoria de Ademar Britto Junior, a exposição também presta homenagem a Mário de Andrade, à pesquisadora Glória Moura e ao artista e museólogo Emanoel Araújo, e integra a terceira edição do Festival Mário de Andrade, promovido pela biblioteca que leva seu nome e pela Prefeitura de São Paulo.

Com entrada gratuita e sem necessidade de reserva de ingressos, “Matrizes Afro-Brasileiras” fica em cartaz até o dia 5 de novembro e tem visitação entre terça e domingo.

MATRIZES AFRO-BRASILEIRAS

Quando Ter. a sex., das 10h às 20h; sáb., dom. e feriados, das 10h às 18h. Até 5/11

Onde Centro Cultural São Paulo – r. Vergueiro, 1.000

Preço Grátis

Classificação Livre

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS